Topo

Luxa isenta árbitro e diz que eliminação foi fruto de postura defensiva do Grêmio

Vanderlei Luxemburgo orienta os jogadores do Grêmio na partida contra o Millonarios - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Vanderlei Luxemburgo orienta os jogadores do Grêmio na partida contra o Millonarios Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

16/11/2012 01h03

O técnico Vanderlei Luxemburgo discorda de seus comandados. Enquanto os jogadores do Grêmio culparam o árbitro pelo pênalti marcado no final e a eliminação para o Millonarios, nesta quinta-feira, nas quartas de final da Sul-Americana, o treinador acredita que a postura defensiva de sua equipe tenha sido pior. O técnico reclamou, principalmente do ocorrido no segundo tempo da derrota por 3 a 1, em Bogotá.

"Tivemos um primeiro tempo muito bom, até faltando 10 minutos para acabar. Daí começamos a errar passes, e na altitude é ainda mais desgastante. No segundo  tempo faltou raciocínio. Tive que fazer substituições que não eram as que eu queria. O Kleber voltou a se lesiona [ficou somente 3 minutos em campo]. Sentamos lá atrás, erramos muitos passes e aceitamos o crescimento deles. Perdemos, mas é vida que segue", disse o comandante de campo.

O Grêmio esteve com o jogo na mão. Em vantagem por ter vencido o jogo de ida por  1 a 0 em Porto Alegre, o time gaúcho chegou a sair na frente, com Werley, aos 13 minutos. Mas levou a virada e perdeu por 3 a 1, ficando fora da Sul-Americana.

Tão logo acabou o jogo, os atletas cercaram o árbitro. O auxiliar chegou a cair no gramado, reclamando uma agressão vinda de atletas do Grêmio. Luxa tirou seus comandados do centro dos problemas e não culpou o juiz.

"Não vou colocar a culpa na arbitragem. É pênalti ou não foi, se erra, se acerta. Tudo isso pertence ao futebol. Estávamos ganhando e com a classificação garantida. E erramos. Tínhamos que agredir, mas deixamos acontecer. É lamentar a derrota, que nos deixa triste pela maneira que aconteceu", opinou Luxa.

Resta ao Grêmio, agora, lutar pelo vice-campeonato do Campeonato Brasileiro. No domingo o adversário será a Portuguesa, em São Paulo. A 'era Olímpico' será encerrada sem um título sequer e Luxemburgo - que deve renovar seu contrato - fechará a temporada da mesma forma: sem conquistas.