Topo

Queda na Sul-Americana mancha despedida do Olímpico e amplia jejum de títulos do Grêmio

Zé Roberto lamenta derrota do Grêmio para o Millonarios e queda na Sul-Americana - AFP PHOTO/Luis Acosta
Zé Roberto lamenta derrota do Grêmio para o Millonarios e queda na Sul-Americana Imagem: AFP PHOTO/Luis Acosta

Do UOL, em Porto Alegre

16/11/2012 06h00

O sonho de dar ao Olímpico uma última glória acabou mais cedo do que esperava o Grêmio. A eliminação da Sul-Americana desintegrou qualquer possibilidade da despedida do estádio - que dará lugar a Arena em dezembro - ter um novo título. Mais do que isso, sem possibilidade de conquista alguma em 2012, o time tricolor amplia o jejum, que completará três anos.

A última vez que a torcida azul, branca e preta soube o que era gritar 'é campeão' foi em 2 de maio de 2010, com o Gauchão. Desde então, derrotas seguiram em torneios estaduais, nacionais e internacionais.

No início deste ano, o discurso era bastante claro. A meta gremista era se despedir do Olímpico com um título. Se apresentavam quatro alternativas: Gauchão, Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileiro. Mas 11 meses depois, nenhuma delas resta e o 'Velho Casarão' não receberá a glória final.

No Estadual, já sob comando de Luxemburgo, o Caxias foi algoz no primeiro turno e o Inter no segundo. Na Copa do Brasil a eliminação veio pelas mãos do Palmeiras, no Brasileiro a vaga na Libertadores e a chance de ser vice-campeão até ensaiou amenizar a temporada ruim, mas a queda na Sul-Americana para o Millonarios sepultou a 'despedida perfeita'.

Para amenizar o clima negativo, o técnico Vanderlei Luxemburgo se sustenta com a classificação antecipada para próxima Libertadores e garante que o projeto foi bem sucedido.

"Eu gostaria de ter ganho, mas às vezes se fica no meio do caminho. O grande objetivo era levar o Grêmio para Libertadores do ano que vem, no primeiro ano da Arena. E conseguimos. Dentro do trabalho de formação de elenco, com jogadores chegando, acho que o resultado foi bom. Não estou depreciando minha equipe, conseguimos uma vaga que muitos queriam ter conquistado", minimizou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Os jogadores do Grêmio rumam direto para São Paulo. Restam ainda três jogos pelo Campeonato Brasileiro. O próximo no domingo, contra a Portuguesa. Ao Olímpico, o último momento de glória, se não com título, pode ocorrer com uma vitória sobre o Internacional - na última rodada do certame nacional.