Topo

Brigas, reclamações e ofensa no banco; veja histórico de punições a Luis Fabiano

Luis Fabiano esbraveja com o árbiro durante duelo do Brasileiro pelo São Paulo - Leonardo Soares/UOL
Luis Fabiano esbraveja com o árbiro durante duelo do Brasileiro pelo São Paulo Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

07/12/2012 14h09

O atacante Luis Fabiano é marcado por expulsões infantis, como a ocorrida contra o Tigre, quarta-feira, na final da Sul-Americana. Brigas, simulações, exagero em reclamações, e até ofensa ao auxiliar de arbitragem mesmo sem entrar em campo foram motivos de cartão vermelho. O UOL Esporte listou os principais problemas vividos pelo atacante do São Paulo na carreira. São expulsões no futebol brasileiro, sul-americano, europeu, e até em defesa da seleção brasileira. Além de um cartão amarelo responsável por lhe tirar de um duelo decisivo no Paulista deste ano.

São Paulo 2(2) x 0(4) River – Copa Sul-Americana 2003 – Voadora de Luis Fabiano

  • AP Photo / Dado Galdieri

    A fama de brigão de Luis Fabiano se deve muito a esse jogo. São Paulo e River Plate estavam na semifinal da Copa Sul-Americana de 2003 quando uma grande confusão teve o atacante como o principal protagonista.

    O time tricolor estava levando o jogo para os pênaltis quando o atacante se irritou e foi para a briga. Luis Fabiano acertou uma voadora em um oponente e foi expulso, prejudicando seu time, que seria eliminado. Na saída do gramado, em entrevista à TV, disse que preferia brigar e defender os colegas a bater os pênaltis.

Zaragoza 2 x 1 Sevilla – Campeonato Espanhol 2007 – Socos em uruguaio

  • AFP PHOTO / Pedro ARMESTRE

    Irritado com um pisão na mão que levou do uruguaio, Diogo, o brasileiro Luís Fabiano partiu para cima do adversário, e os dois se encararam no campo. Eles chegaram a trocar socos até que foram separados por outros jogadores. Ambos foram expulsos.

    O Comitê Disciplinar da Federação Espanhola de Futebol puniu os dois jogadores com cinco jogos de suspensão.

    Na época, a crítica da imprensa espanhola ao atacante brasileiro foi pesada. Dirigentes do clube também repudiaram a atitude. No total, Luis Fabiano foi quatro vezes expulso atuando pelo Sevilla.

Uruguai 0 x 4 Brasil – Eliminatórias para a Copa do Mundo -2009 – A simulação

  • Ayrton Vignola/Folha Imagem

    O Brasil vencia o Uruguai em plena Montevidéu, mas Luis Fabiano, já amarelado, simulou ter recebido falta do goleiro adversário e foi expulso.

    Luis Fabiano foi lançado no lado direito da área e o goleiro Viera mergulhou nos pés do brasileiro. O Fabuloso saltou por cima do uruguaio e caiu no chão. Apesar disso, a seleção manteve o controle do jogo e ainda ampliou o marcador.

    Essa foi a única expulsão de Luis Fabiano em serviço da seleção. O fato não serviu para que o atacante perdesse o moral com o treinador Dunga.

Real Madrid 3 x 2 Sevilla – Campeonato Espanhol 2007 – Ofensas no banco

  • EFE/Julio MuÒoz

    No confronto contra o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol, Luis Fabiano perdeu a cabeça e teve uma reação desproporcional. O atacante xingou um dos bandeirinhas quando estava no banco de reservas.

    "Luís Fabiano foi expulso pelo seguinte motivo: por se dirigir ao árbitro assistente número um gritando enquanto realizava seu aquecimento nos seguintes termos: 'filho da p..., filho da p..., filho da p...', frase que repetiu em outras duas ocasiões quando ia para o vestiário", diz o árbitro Pérez Burrull na ata da partida.

    O fato fez com que Luis Fabiano fosse expulso mesmo sem entrar em campo.

São Paulo 4 x 1 Bragantino – Campeonato Paulista 2012 – Suspensão infantil

  • Leonardo Soares/UOL

    O atacante levou o cartão aos 43min do primeiro tempo no duelo contra o Bragantino ao derrubar Fernando Gabriel na ponta direita no campo de defesa tricolor. Ele considerou injusta a marcação e fez duras críticas à arbitragem.

    O problema é que o cartão amarelo o deixou de fora da semifinal da competição, contra o Santos, no Morumbi.

    Após o duelo, o camisa 9 chegou a declarar que se sentia impotente: "No Brasil não tem explicação. Infelizmente é sempre a mesma coisa", esbravejou Luis Fabiano, visivelmente irritado.

São Paulo 1 x 0 Atlético-MG – Campeonato Brasileiro 2012 – O descontrole

  • Leandro Moraes/UOL

    Luis Fabiano marcou o gol da vitória contra o Atlético-MG, mas sofreu com o descontrole emocional em campo. O atacante recebeu o primeiro cartão amarelo ao cometer falta dura e depois foi expulso por reclamação. Ele ficou irado, sendo contido pelos jogadores do São Paulo.

    O então treinador Emerson Leão repudiou o comportamento do jogador, e o presidente Juvenal Juvêncio, outro inconformado, resolveu punir o camisa 9 com multa.

    Com a atitude, o clube controlou o atancate por um tempo. No entanto, ele voltou a exibir a característica intempestiva pouco depois.

Tigre 0 x 0 São Paulo – Sul-Americana 2012 – A tentativa de agressão

  • AFP PHOTO / DANIEL GARCIA

    Luis Fabiano havia prometido “surpresinha” para a partida contra o Tigre, mas o que não surpreendeu foi a maneira descontrolada em campo após o argentino Donatti lhe aplicar um soco no braço. O brasileiro tentou revidar com um chute, e ambos foram expulsos ainda aos 13min do primeiro tempo.

    A atitude deixou o brasileiro desolado. Foi após a nova confusão em que se envolveu que Luis Fabiano fez a ameaça de largar o futebol. Desta vez, a diretoria do São Paulo não o puniu. Por da expulsão, Luis Fabiano está de fora da segunda partida da final, na próxima quarta-feira, no Morumbi.