Topo

Top 5 - Após São Paulo x Tigre, relembre outras confusões entre brasileiros e argentinos

Jogadores de São Paulo e Tigre se envolvem em confusão no intervalo da decisão - Leonardo Soares/UOL
Jogadores de São Paulo e Tigre se envolvem em confusão no intervalo da decisão Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/12/2012 06h00

Os jogadores de São Paulo e Tigre se envolveram em uma confusão após o intervalo da final da Copa Sul-Americana que acarretou na interrupção da partida e no título antecipado para o Tricolor paulista após muitos protestos dos argentinos, que alegaram terem sido agredidos no vestiário e não possuírem condições de retornar para o gramado.

Mas esta não foi a primeira e muito provavelmente não será a última confusão envolvendo brasileiros e argentinos no futebol. O UOL Esporte relembrou outros cinco jogos polêmicos que ficaram marcados.

RELEMBRE OUTRAS CINCO CONFUSÕES ENTRE BRASILEIROS E ARGENTINOS

SÃO PAULO X QUILMES PELA LIBERTADORES (2005) - A vitória do São Paulo por 3 a 1 teve um ingrediente inusitado: apesar de não ter sido expulso por chamar o atacante Grafite de negro – com o intuito de ofendê-lo –, o zagueiro Desábato (foto) teve uma punição muito pior. O delegado Osvaldo Gonçalves, conhecido como dr. Nico, foi ao Morumbi e deu voz de prisão ao argentino pelo ato racista contra o centroavante tricolor.
LANÚS X ATLÉTICO-MG PELA CONMEBOL (1997) - A partida era válida pela primeira final da Copa Conmebol e foi vencida com muita facilidade pelo Atlético-MG por 4 a 1. No final do jogo, os integrantes do Lanús partiram para cima da delegação do Galo e uma confusão generalizada se instaurou. A torcida do time argentino também ajudou a bater nos atleticanos. Leão (foto) teve ferimentos no rosto e precisou ser operado.
SÃO PAULO X RIVER PLATE PELA SUL-AMERICANA (2003) - O São Paulo ganhou a segunda semifinal por 2 a 0 e levou a partida para os pênaltis. Mas antes disso, os jogadores se desentenderam e uma briga sem precedentes começou. Luis Fabiano foi expulso e o Tricolor foi eliminado da competição sul-americana. Na época, o Fabuloso chegou a dizer que preferia ajudar numa briga a ter que bater pênaltis.
INTER X ESTUDIANTES PELA LIBERTADORES (2010) - Além de suada e dramática, a classificação do Inter sobre o Estudiantes ainda teve o toque belicoso característico da Libertadores. Ao final do jogo, ocorreu um princípio de batalha campal entre os jogadores. O Inter ainda saiu de campo reclamando da arbitragem. O clube gaúcho perdeu por 2 a 1, mas o gol de Giuliano no fim da partida eliminou o Estudiantes e garantiu os gaúchos na semifinal.
FLAMENGO X VELEZ PELA SUPERCOPA (1995) - As equipes se enfrentaram pela partida de volta da primeira fase da competição e o Flamengo não teve dificuldades para vencer por 3 a 0. Mas o que marcou a partida foi a discussão entre Edmundo (foto) e Zandona. O brasileiro desferiu um tapa no argentino, que revidou da mesma forma e depois desferiu um soco pelas costas, o que acarretou numa confusão e uma briga generalizada entre flamenguistas e jogadores do Velez Sarsfield.