Topo

Ponte Preta visita Lanús em busca da vitória mais importante da sua história

Gol de Fellipe Bastos, no Pacaembu, pode ajudar a Ponte Preta a sair da Argentina com o título - REUTERS/Paulo Whitaker
Gol de Fellipe Bastos, no Pacaembu, pode ajudar a Ponte Preta a sair da Argentina com o título Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

Do UOL, em São Paulo

11/12/2013 06h00

11 de dezembro de 2013. Uma data que pode ficar marcada para sempre na história da Ponte Preta. O dia em que a equipe campineira alcançou o primeiro título de expressão de sua história. É o que os jogadores, comandados pelo técnico Jorginho, buscam na noite desta quarta-feira, em Lanús, na partida de volta da grande decisão da Copa Sul-Americana.

Para ficarem marcados na história da Ponte Preta, os jogadores alvinegros precisam de uma vitória simples no estádio La Fortaleza, já que o duelo de ida, no Pacaembu, terminou com empate de 1 a 1 – e não há critério de gols marcados fora de casa. Novo empate leva a decisão para os pênaltis, algo que os pontepretanos esperam não ter de encarar.

“Estamos indo focados, conscientes para fazer um bom resultado lá. Não queremos levar a partida para os pênaltis e nem sair derrotados. Já estamos fazendo história, mas ela não termina aí. Ninguém quer ser vice. Queremos fazer história sendo campeões”, afirmou o zagueiro César, que confia no retrospecto do time fora de casa para conquistar o título.

“Fora de casa conseguimos derrotar o Criciúma, o Vélez Sarsfield e um gigante como o São Paulo. Só perdemos para o Deportivo Pasto e temos que entrar focados no jogo. Estamos concentrados desde já para fazer dentro de campo o que o Jorginho pedir para sair de lá felizes, e não tristes”, recorda o atleta, que recentemente ganhou a vaga de titular de Ferrón.

Para esta partida, o técnico Jorginho não poderá contar com o lateral esquerdo Uendel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido no jogo de ida contra o Lanús. O comandante já sabe quem irá escalar na sua posição, mas só revelará momentos antes do início da partida. O meia Chiquinho aparece como favorito, mas também existe a possibilidade de Fernando Bob ser deslocado para a lateral, com Magal ou Ferrugem reforçando o setor de meio-campo.

“Nós fizemos um treinamento, já definimos a equipe, os jogadores sabem, mas estão ligados para que não haja vazamento de informação. É uma oportunidade que temos de surpreender o adversário. Também treinamos pênaltis. Deixamos tudo pronto”, disse o técnico Jorginho.

Invasão alvinegra

Todos os 2.500 ingressos colocados à venda no Moisés Lucarelli foram esgotados ainda na segunda-feira. Fora isso, ainda restam 1.500 entradas para pontepretanos que podem ser compradas na Argentina. Sendo assim, quatro mil alvinegros devem estar presentes no estádio La Fortaleza para fazer barulho e atrapalhar a provável pressão da torcida do time argentino.

“Eu acho que estes 2.500 torcedores que estão saindo daqui e os outros 1,5 mil que podem comprar lá vão fazer mais barulho do que a torcida inteira deles. A torcida  tem nos apoiado bastante, não podemos reclamar disso e vamos procurar vencer para comemorar com eles lá na Argentina, depois voltar e comemorar com a torcida em Campinas”, destacou o atacante Leonardo.

Telão no Majestoso

Já os torcedores que não viajaram para a Argentina poderão acompanhar a grande final no Moisés Lucarelli. Não dentro, mas fora. Isso porque o clube dois telões que ficarão nas laterais da parte de fora do estádio. A Ponte lembra que “o evento começa às 20h” e que “banheiros químicos, serviços de atendimento médico-hospitalar e policiamento militar estarão disponibilizados, além de um grupo musical, que fará o ‘esquenta’ até o início da partida”.

Lanús

O Lanús, por sua vez, aposta na força da sua torcida e no caldeirão do La Fortaleza para vencer o jogo e assim e conquistar o segundo torneio continental de sua história – o time comando pelos irmãos Schelotto ganhou a Conmebol de 1996.

“Sabemos que vai ser uma partida tão dura quanto a ida. Creio que a ansiedade vai pesar, mas conseguimos um bom resultado em São Paulo. Claro que o gol de falta nos doeu, mas antes do jogo, dissemos que um empate, não seria ruim”, disse o lateral esquerdo Maximiliano Velázquez, já presente no elenco do Lanús na conquista do título do Torneio Apertura de 2007.

E uma das armas utilizadas pelo treinador Guillermo Barros, assim como Jorginho, é o mistério. A principal dúvida é quem será o substituto do meia Pereyra Díaz, que levou o terceiro cartão amarelo no jogo de ida, no Pacaembu. O favorito para ficar com a vaga é o paraguaio Victor Ayala.

LANÚS-ARG X PONTE PRETA

Local: Estádio Néstor Díaz Pérez (La Fortaleza), em Lanús (Argentina)
Data: 11 de dezembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília) 
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Assistentes: Carlos Astroza (CHI) e Sérgio Román (CHI)

LANÚS-ARG
Marchesín; Carlos Araújo, Goltz, Izquierdoz e Maximiliano Velázquez; Somoza, Diego González, Victor Ayala e Jorge Ortíz; Melano e Santiago Silva
Técnico: Guillermo Barros Schelotto

PONTE PRETA
Roberto; Artur, Diego Sacoman, César e Chiquinho (Ferrugem ou Magal); Baraka, Fernando Bob, Fellipe Bastos e Elias; Rildo e Leonardo
Técnico: Jorginho