Topo

Inter defende histórico sem queda para brasileiros na Sul-Americana

Inter só tem uma derrota, para o Grêmio em 2004, mas nunca foi eliminado por brasileiros - Alexandre Lops/AI Inter
Inter só tem uma derrota, para o Grêmio em 2004, mas nunca foi eliminado por brasileiros Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/08/2014 13h47

A arrancada do Internacional na Copa Sul-Americana deste ano pode não ser com força total, o time diante do Bahia nesta quarta-feira será misto, mas o histórico joga junto. O Colorado jamais foi eliminado por clubes brasileiros no torneio organizado pela Combebol e só tem uma derrota diante dos adversários nacionais em cinco confrontos.

Figueirense, Grêmio duas vezes, Cruzeiro e São Paulo foram os times encarados pelo Inter nas edições da Sul-Americana, entre 2004 e 2008. Em 10 partidas diante de brasileiros, o clube só perdeu para o rival Grêmio, 10 anos atrás, mas mesmo assim se classificou no gol qualificado.

Boa parte dos confrontos contra brasileiros ocorreu em 2004. Naquela edição, o Internacional eliminou primeiro o Figueirense (0 a 0 e 1 a 1 ), depois Grêmio (2 a 0 e 1 a 2) e mais tarde o Cruzeiro (3 a 1 e 0 a 1). A equipe chegou até a semifinal, quando perdeu para o Boca Juniors por 4 a 2 na Bombonera e dias depois empatou sem gols no Beira-Rio.

No ano seguinte, com o mesmo Muricy Ramalho no cargo, o time despachou o São Paulo (2 a 1 e 1 a 1) e foi até as quartas de final. Caindo novamente para o Boca: 1 a 0 em Porto Alegre e novo 4 a 2 em Buenos Aires. Em 2008, a equipe dirigida por Tite eliminou o Grêmio (1 a 1 e 2 a 2) e faturou o título ao passar também por Universidad Católica, Boca Juniors, Chivas-MEX e Estudiantes.

O histórico do Colorado no torneio é a grande bengala para não desprezá-lo totalmente. Mesmo que logo após a eliminação da Copa do Brasil, com duas derrotas para o Ceará, Abel Braga tenha desdenhado a competição e indicado prioridade ao Campeonato Brasileiro.

“Vamos entrar com o pensamento de fazer um grande jogo, de passar fase a fase. Todo mundo quer ganhar. Vamos entrar com o pensamento de buscar a vitória e conquistar o título”, discursou o lateral direito Cláudio Winck, com a fala mais clichê possível para o momento.

Esta invencibilidade diante dos compatriotas será defendida por uma equipe mista. Apenas cinco jogadores do time considerado titular, que vem atuando no Brasileirão, devem encarar o Bahia, a partir das 22h desta quarta-feira: Dida, Ernando, Wellington, Aránguiz e Alex.