Topo

Na reestreia de Ney Franco, Vitória marca golaço e larga na frente do Sport

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/08/2014 23h58

O Vitória deu um passo importante para seguir na Copa Sul-Americana ao derrotar o Sport por 1 a 0 nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro. Com um belo gol de Marcinho, a equipe baiana tem a vantagem no empate na segunda partida, dia 3 de setembro, em Salvador. O time visitante, que estreou Ney Franco, entrou em campo com uma formação mista porque vários atletas foram poupados por conta da luta do time contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O técnico iniciou mais uma passagem pelo clube baiano na segunda-feira.

Por outro lado, o Sport precisa ganhar por pelo menos dois gols de diferença para continuar sonhando com o título. Caso devolva o placar da partida desta quinta, a vaga será definida nos pênaltis.

Fases do jogo:
O jogo começou movimentado e o Sport buscou pressionar o adversário desde o início. O Vitória se defendia e acabou sendo fatal no primeiro contra-ataque bem armado, aos nove. Beltrán rolou da direita e Marcinho, de primeira, finalizou com precisão para colocar a equipe baiana na frente. O Sport seguia com maior posse de bola na expectativa de buscar a reação. No entanto, encontrou pela frente um Vitória que continuava bem postado na defesa. A equipe visitante era mais perigosa porque as jogadas em velocidade, principalmente pelo lado direito, não estavam bem marcadas pelo time da casa.

Na tentativa de melhorar a criação de jogadas e melhorar seu meio-campo, Eduardo Baptista sacou Felipe Azevedo e promoveu a entrada de Diego Souza, aos 37. O atacante deixou o campo muito vaiado pela torcida pernambucana. Anteriormente, o técnico do time da casa tirou Ewerton Páscoa, lesionado, e colocou Oswaldo.

O time pernambucano melhorou nos minutos finais e esteve próximo do empate, aos 46, quando Diego Souza cobrou falta com categoria de Júnior Fernández fez a defesa. No entanto, a primeira etapa terminou mesmo com o triunfo parcial do Vitória.

O Vitória iniciou o segundo tempo com Vinícius no lugar de Marcos Júnior. O panorama da partida era o mesmo porque a equipe baiana continuava melhor nos contra-ataques. O jogo ficou equilibrado porque o Sport também passou a criar boas oportunidades. Mesmo assim, o placar se manteve e os baianos levam uma vantagem importante para o segundo confronto.
 
O melhor:
Marcinho.
O atacante do Vitória mostrou boa movimentação durante boa parte do jogo. Ele ainda teve a felicidade de acertar um belo chute para marcar seu gol.

O pior:
Neto Baiano.
O jogador do Sport reclamou muito durante a partida e teve poucas oportunidades para finalizar com qualidade. Ele foi facilmente marcado pelos defensores do Vitória.

Chave do jogo:
O Vitória apostou nos contra-ataques e teve a felicidade de fazer seu gol logo no início da partida. A equipe baiana exerceu uma boa marcação sobre o adversário e teve chances para ampliar sua vantagem nos contra-ataques.

Para lembrar:

Polêmica.
Ananias entrou em velocidade na área do Vitória e caiu na área após dividida com o zagueiro Luiz Gustavo, aos cinco minutos do primeiro tempo. Os jogadores do Sport pediram pênalti, mas o árbitro Oscar Maldonado mandou a partida seguir.

Próximos jogos. Antes de pensar da partida de volta, os dois times jogam pelo Campeonato Brasileiro no domingo. O Sport enfrenta o Criciúma, às 16h, na Ilha do Retiro. Por outro lado, o Vitória recebe o Flamengo, às 18h30, no Barradão.

SPORT 0 x 1 VITÓRIA

Data: 28/08/2014 (quinta-feira)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Oscar Maldonado (BOL)
Auxiliares: Wilson Arrelano (BOL) e Javier Bustillos (BOL)
Cartões amarelos: Rithely (Sport); Ayrton (Vitória)
Gol: Marcinho, aos nove minutos do primeiro tempo

SPORT
Magrão; Patric, Durval, Ewerton Páscoa (Oswaldo) e Renê; Wendel, Rithely e Ibson; Felipe Azevedo (Diego Souza), Ananias (Mike) e Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista

VITÓRIA
Júnior Fernández; Ayrton, Luiz Gustavo, Ednei e Mansur; José Welison, Richarlyson e Marcinho; Marcos Júnior (Vinícius), Willie (Dinei) e Guillermo Beltrán (Marcelo Júnior)
Técnico: Ney Franco