Topo

Flu deixa escapar vantagem, perde para Goiás e dá adeus à Sul-Americana

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/09/2014 23h54

O Fluminense deixou escapar a vantagem que construiu no Maracanã e acabou eliminado da Copa Sul-Americana após perder por 1 a 0 para o Goiás na noite desta quarta-feira, no Serra Dourada, em Goiânia. O Tricolor havia vencido o rival por 2 a 1 no Rio de Janeiro na partida de ida.

O Fluminense foi eliminado pelos critérios de desempate da Copa Sul-Americana. O placar agregado foi de 2 a 2, mas o Goiás levou vantagem por ter marcado um gol fora de casa na primeira partida. O Tricolor chegou a competição internacional depois de outra eliminação, na Copa do Brasil, diante do América-RN, em goleada por 5 a 2 em pleno Maracanã.

O Goiás pega agora o vencedor do duelo entre Universitário Sucre-BOL e Universidade César Vallejo-PER nas oitavas de final da Copa Sul-Americano. O Fluminense, por sua vez, disputa apenas o Campeonato Brasileiro, onde pega o Cruzeiro no próximo domingo, no Maracanã.

Fases do jogo:

Embora com a vantagem da vitória na primeira partida, o Fluminense buscou abrir o placar desde o começo da partida, mas esbarrava na falta de eficiência de seu setor ofensivo. No lance mais agudo, Carlinhos fez boa jogada individual, mas deixou de tocar para Fred e desperdiçou incrível chance aos 29min.

O Goiás, por sua vez, se limitava a contra-ataques e lançamentos. Num deles, aos 20min, Tiago Real recebeu em boa posição no setor ofensivo, se livrou da marcação e bateu forte para a defesa de Felipe Garcia. O time da casa era cauteloso, mas levava tanto perigo quanto o Tricolor das Laranjeiras.

Após um primeiro tempo equilibrado, o Goiás saltaria na frente logo no começo da segunda etapa, com Erik. Aos 2min, o atacante aproveitou desvio de Léo Veloso em escanteio e, na segunda trave, apenas teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol.

Para piorar ainda mais a situação, o zagueiro Elivélton recebeu o segundo amarelo aos 15min por falta dura e foi expulso da partida. Com um homem a menos, o Tricolor foi pouco agressivo no ataque e ainda viu o Goiás ser perigoso nos contragolpes. 

Tranquilo, o Goiás conseguiu administrar bem o resultado e chegou a criar algumas chances nos minutos finais, como num chute forte de Esquerdinha em que Felipe Garcia fez defesa incrível aos 44min. A calma dos donos da casa foi suficiente para conquistar a classificação após o apito final da arbitragem.

O melhor: Erik - Autor de três gols na vitória sobre o Atlético-PR no final de semana, o atacante foi mais uma vez decisivo ao marcar o gol da vitória do Goiás sobre o Fluminense nesta quarta. 

O pior: Carlinhos – O lateral esquerdo viu Chiquinho ser mais eficiente pelo seu lado e ainda desperdiçou chance incrível de gol no primeiro tempo ao não tocar para Fred, que estava livre, e tentar difícil lance individual. Saiu machucado ainda na etapa inicial.

Chave do jogo: A pouca eficiência do Fluminense nas chances que criou no ataque deixou a equipe vulnerável aos contragolpes do Goiás. O time da casa se mostrou mais limitado que os cariocas, mas era mais objetivo em campo.

Para lembrar:

Cinco desfalques: O Fluminense teve cinco desfalques na partida desta quarta-feira. Diego Cavalieri ainda se recupera de uma gastroenterite, enquanto Valencia, Rafael Sóbis e Edson estavam lesionados. O goleiro Kléver, por sua vez, cumpriu suspensão automática pela expulsão na primeira partida.

Nova expulsão: O zagueiro do Fluminense Elivélton repetiu o mau exemplo do goleiro Kléver ao ser expulso no começo do segundo tempo da partida desta quarta. Assim como no primeiro duelo, portanto, o Tricolor ficou com um homem a menos durante grande parte do segundo tempo.

GOIÁS 1 X 0 FLUMINENSE

Data/hora: 03/09/2014, às 22h00 (de Brasília)
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Auxiliares: Kléber Lúcio Gil (SC) e Bruno Boschilia (PR)
Público: 11.192 pagantes
Renda: R$ 73.685,00
Cartões Amarelos: Elivélton, Henrique e Jean (FLU); Erik e Valmir Lucas (GOI)
Cartão Vermelho: Elivélton (FLU)
Gols: Erik, aos dois minutos do segundo tempo (GOI)

Goiás
Renan, Valmir Lucas (Rodrigo), Felipe Macedo, Jackson e Léo Veloso; David, Thiago Mendes, Murilo, e Esquerdinha (Wellington Jr.); Erik e Tiago Real (Liniker)
Técnico: Ricardo Drubscky

Fluminense
Felipe Garcia; Bruno (Walter), Henrique, Elivélton e Carlinhos (Kenedy); Diguinho, Jean, Chiquinho, Cícero e Conca; Fred (Marlon)
Técnico: Cristóvão Borges