Topo

Mais Ba-Vi? Bahia e Vitória iniciam 8ªs podendo se cruzar na próxima fase

Rivais podem se encontram na próxima fase da Copa Sul-Americana - Felipe Oliveira/Getty Images
Rivais podem se encontram na próxima fase da Copa Sul-Americana Imagem: Felipe Oliveira/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/10/2014 06h00

Bahia e Vitória já enfrentaram seis vezes em 2014. E podem ter mais dois encontros pela frente caso passem pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, que para ambos têm início na noite desta quarta-feira. Enquanto o time tricolor encara o Universidad César Vallejo-PER e faz o primeiro dos dois jogos em Salvador, às 19h30 (horário de Brasília), a equipe baiana inicia a disputa na Colômbia, contra o Nacional de Medellín, um pouco mais tarde: 22h.

Em ótima fase no Brasileiro, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos (só não venceu o Ba-Vi), o Bahia vai a campo na noite desta quarta-feira quase com força máxima. Gilson Kleina deixou claro que encara a Sul-Americana com a mesma importância do Nacional, mas ainda assim resolveu poupar quatro: Lucas Fonseca, Uelliton, Guilherme Santos e Rafael Miranda.

“Não queremos abdicar competição nenhuma. Sabemos que a Sul-Americana é outro tipo de competição e precisamos tirar alguma vantagem aqui, para poder passar para a outra fase. A mentalidade de fazer parte de um grupo que quer vencedor”, afirmou o treinador tricolor.

Para encarar os peruanos, Gilson Kleina conta com a volta de três jogadores: o lateral direito Roniery e os atacantes Rafinha e Kieza. O único desfalque, assim como já acontece há um bom tempo, deve ser o meia Lincoln, que está em fase final de recuperação da lesão no joelho.

O Vitória, por sua vez, viajou para a Colômbia só com três jogadores considerados titulares: o goleiro Gatito Fernández, o lateral-direito Nino e o zagueiro Luiz Gustavo. Em situação mais delicada que o rival no Campeonato Brasileiro (somam cinco pontos a menos), os rubro-negros seguirão dando total prioridade para fugir da zona de rebaixamento do Nacional.

“A Sul-Americana, assim como a Libertadores, é uma competição dura, mas que temos condições de vencê-la. É preciso ter regularidade para que isso aconteça, principalmente em jogos fora de casa. Acreditamos muito no potencial do grupo para levantarmos essa taça inédita para o Vitória. Vamos em busca deste título”, afirmou o gringo Guillermo Beltrán.

Adversários

Localizado no litoral do Peru, o Universidad César Vallejo tem apenas 18 anos de fundação e nunca venceu a primeira divisão do campeonato nacional. Este ano, ficou com a terceira posição do Apertura. Seu estádio, o Mansiche, tem capacidade para 25 mil pessoas.

Já o Atlético Nacional, adversário do Bahia, é um time de bem mais tradição. Algoz do Bahia em 2013, a equipe comandada por Carlos Osório chegou às quartas de final da Copa Libertadores nesta temporada. Nas oitavas, eliminou o Atlético-MG.

Escalações

O Bahia deve ir a campo com Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Titi e Pará; Fahel, Léo Gago, Diego Macedo e Emanuel Biancucchi; Rafinha e Kieza.

Já o Vitória deve ter a seguinte escalação: Gatito, Nino, Ednei, Luiz Gustavo e Mansur; Adriano, José Welison e Luis Aguiar; Willie, Beltrán e Edno.