Topo

Ganso faz golaço, e São Paulo avança com nova vitória sobre Huachipato

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 21h27

Paulo Henrique Ganso honrou a camisa 10. O meia comandou os contra-ataques do São Paulo na cidade de Talcahuano, no Chile, e de quebra marcou um golaço na vitória por 3 a 2 sobre o Huachipato na noite desta quarta-feira. O time brasileiro voltou a bater o adversário (fez 1 a 0 na ida, no Morumbi) e garantiu vaga às quartas de final da Copa Sul-Americana com o placar agregado de 4 a 2.

No jogo de volta, o São Paulo ainda atuou por quase 60 minutos com um jogador a menos, já que Denílson foi expulso ainda no primeiro tempo. Pato, com dores na coxa, também foi substituído na etapa inicial. Só que Ganso estava inspirado e prendeu a bola como quis. O golaço foi de fora da área, em chute de chapa e de primeira após passe de Alan Kardec. Coisa rara.

Agora, o São Paulo enfrenta o Emelec-EQU, que na noite desta quarta eliminou o Goiás. O time brasileiro fez 1 a 0 no tempo normal, mas perdeu por 6 a 5 na decisão por pênaltis.  

Fases do jogo:

O primeiro tempo ocorreu em ritmo alucinante. O São Paulo se fechou bem e logo ficou evidente que espaços não faltariam para contra-atacar. A equipe chilena foi para a pressão inicial e sofreu o primeiro gol aos 9 minutos com Michel Bastos aproveitando rebote de defesa do goleiro após chute de Pato.

Uma goleada são-paulina chegou a parecer provável, tal facilidade com que o time atacava com perigo, mesmo que com poucos jogadores. Já o time chileno não conseguia criar boas chances.

O gol do Huachipato veio em jogada de sorte, com "chutão" para dentro da área e o aproveitamento de Vilchez em bela finalização. Só que a animação do time chileno durou muito pouco, já que dois minutos depois veio o golaço de Ganso.

Aos 33 minutos ainda veio a expulsão de Denílson, mas o São Paulo, já postado na retranca desde o início, não teve muitos problemas. O único momento de preocupação maior na etapa foi a queixa de Alexandre Pato de dores na coxa. Ele foi substituído por Osvaldo.

Na segunda etapa, Espinoza colocou uma bola no travessão aos 18 minutos. Depois disso, o jogo só esquentou no fim. Os gols de Sagal e Boschilla saíram quando a classificação do São Paulo já estava definida.

O melhor: Paulo Henrique Ganso - Com espaço, fica fácil para o talentoso meia brilhar. Ele teve liberdade e jogou como se estivesse desfilando. Deu diversos passes precisos e soube prender a bola quando o time precisava respirar. O golaço coroa a bela exibição. 

O pior: Denílson - Ajudava a forte marcação do time com boa proteção à primeira linha. Só que bateu demais e foi expulso por repetições de faltas ainda no primeiro tempo. 

Toque dos técnicos : Muricy Ramalho apostou na retranca e saída rápida ao ataque explorando, principalmente, a velocidade de Michel Bastos e os passes precisos de Ganso. Se deu muito bem. Já o treinador Mário Salas pareceu ingênuo ao armar o Huachipato para atacar o adversário desde o início.

Chave do jogo: Reação rápida - O Huachipato chegou ao gol de empate em 1 a 1 aos 20 minutos do primeiro tempo e empolgou os torcedores. Só que sofreu o golaço de Ganso dois minutos depois e teve o ânimo esfriado.

Pra lembrar:

Invasão canina:
Uma cena engraçada. Um cão entrou no campo no primeiro tempo e correu boa parte do gramado. Ele foi recolhido por um jogador do time chileno e depois deixado com os seguranças do estádio.   

Carrasco: Pela quarta vez o árbtiro Antonio Arias expulsou um jogador do São Paulo. O primeiro foi Luis Fabiano na final da Sul-Americana de 2012 frente ao Tigre-ARG. Depois, o zagueiro Lúcio foi a vítima nas oitavas de final da Libertadores 2013 contra o Atlético-MG. O terceiro foi Ganso contra o Universidad do Chile na edição passada da Sul-Americana. Agora foi a vez de Denílson.


HUACHIPATO 2 X 3 SÃO PAULO

Local: Estadio CAP, em Talcahuano, Concepción (Chile)
Data/Hora: 15 de outubro de 2014 – 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Antonio Arias (PAR)
Auxiliares: Rodney Aquino (PAR) e Carlos Caceres (PAR)
Cartão amarelo: Espinoza (HUA) Denílson, Michel Bastos  e Alan Kardec (SPO)
Cartão vermelho: Denílson (SPO)
Gols: Michel Bastos, aos 9 minutos; Vilchez, aos 20 minutos, Ganso, aos 22 minutos do primeiro tempo; Sagal, aos 42 minutos e Boschilla, aos 44 minutos do segundo tempo

HUACHIPATO
Jiménez, González (Rodriguéz), Merlo, Muñoz e Vejar; Arrué, Povea, Espinosa e Ezquerra; Sagal e Vilchez.
Técnico: Mário Salas

SÃO PAULO
Rogério Ceni, Paulo Miranda, Antonio Carlos, Edson Silva e Alvaro Pereira; Denilson, Hudson, Michel Bastos e Ganso (Boschilla); Pato (Osvaldo) (Lucão) e Alan Kardec.
Técnico: Muricy Ramalho.