Topo

Time novato do Paraguai bate o Boca na Bombonera e leva vantagem para casa

Jogadores do Deportivo Capiatá celebram gol sobre o Boca Juniors na Bombonera - REUTERS/Marcos Brindicci
Jogadores do Deportivo Capiatá celebram gol sobre o Boca Juniors na Bombonera Imagem: REUTERS/Marcos Brindicci

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 23h15

Em sua primeira participação em uma competição internacional, o Deportivo Capiatá, fundado somente há seis anos, já tem uma grande lembrança para o futuro, independente de onde chegue na Copa Sul-Americana de 2014. A equipe paraguaia bateu nesta quarta-feira o Boca Juniors dentro da sempre temida Bombonera, por 1 a 0. 

O famoso estádio da equipe argentina, lotado como sempre, não assustou os paraguaios, que se seguraram na defesa e aproveitaram bem o gol contra de Magallán, no final do primeiro tempo, para levar a vantagem do empate para o segundo jogo, em casa, das oitavas de final. 
 
O Boca Juniors, por outro lado, mostrou que já não é o mesmo de outros tempos, com diversas deficiências, especialmente no ataque, o que deve fazer com que a missão de virar o placar no Paraguai também não seja das mais fáceis. 
 
Fases do jogo:
A partida começou com o Boca aproveitando o fator casa e dominando amplamente o jogo. Aos 20 minutos de partida, a posse de bola da equipe argentina era de 71%. 
 
O problema é que o ataque do time de Buenos Aires não conseguia traduzir este domínio em jogadas realmente perigosas. Em seu melhor momento, aos 25, Andrés Chávez bateu forte de longe para boa defesa do goleiro Franco. 
 
O Deportivo Capiatá, por outro lado, aproveitou uma das poucas chances que teve. Aos 44, após cobrança de escanteio, Peralta cabeceou obrigando Orión a fazer grande defesa. No lance seguinte, em novo escanteio, depois de desvio, Magallán acabou marcando contra. 
 
Atrás no placar, o Boca, ainda nos minutos finais do primeiro, já se demonstrou desesperado e partiu para cima do adversário de qualquer maneira, mas sem muito sucesso. 
 
Empurrados pela torcida, cantando muito como sempre, os argentinos continuaram pressionando no segundo tempo. E, assim como na primeira etapa, eles esbarraram na falta de técnica de seu ataque. 
 
Do outro lado, o Capiatá se fechou bem na defesa, tentando surpreender em contra-ataques em velocidade, mas que também não resultaram em nenhuma oportunidade clara de ampliar. 
 
Assim, a equipe paraguaia conseguiu levar bem a partida até o final, garantido a vitória na primeira partida do confronto. 
 
Melhor:
Franco garantiu a vitória para o Deportivo Capiatá. Apesar das poucas chances claras do Boca Juniors, o goleiro sempre foi tranquilo e seguro. 
 
Chave do jogo: 
O sistema defensivo do Deportivo Capiatá evitou que o Boca Juniors conseguisse aumentar a pressão, mesmo jogando em casa. Nas poucas bolas que chegaram ao gol, Franco defendeu. 
 
Para lembrar: 
O Deportivo Capiatá faz sua primeira campanha em uma competição internacional e já consegue vencer o Boca Juniors, um dos times mais famosos da América do Sul. Agora, joga pelo empate em casa na seguda partida para avançar às quartas de final da Copa Sul-Americana. 
 
BOCA JUNIORS-ARG 0 X 1  DEP. CAPIATÁ-PAR
 
Data: 15/10/2014 (quarta-feira)
Local: La Bombonera, Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Auxiliares: Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo van Gasse (BRA)
Cartões amarelos: César Meli (Boca Juniors); Ricardo Ortíz, Cristian López e Aquino (Dep. Capiatá)
Gol: Magallán (contra), aos 44 minutos do primeiro tempo
 
BOCA JUNIORS
Oirón, Leandro Marín, Echeverría, Magallán, Colazo (Insúa), César Meli, Cristian Erbes, Castellani (Acosta), Juan Martínez (Gigliotti), Calleri e Chávez
Técnico: Rodolfo Arruabarrena
 
DEP. CAPIATÁ
Franco Arza, Angel Martínez, Nestor Gonzalez (Irrazabal), Arnaldo Pereira, Aquino, Peralta, Irala, Ortiz (Candia), Oscar Ruíz, Cristian López e Fabio Escobar (Figueredo)
Técnico: Héctor Marecos