Topo

Goleiro perde pênalti em decisão épica e Bahia é eliminado da Sul-Americana

AFP PHOTO/CRIS BOURONCLE
Imagem: AFP PHOTO/CRIS BOURONCLE

Do UOL, em São Paulo

16/10/2014 02h27


Marcelo Lomba brilhou no tempo normal, mas acabou se tornando o vilão do Bahia na noite desta quarta-feira. Em decisão épica nos pênaltis, o goleiro desperdiçou sua cobrança e assim colocou a Universidad César Vallejo, do Peru, nas quartas de final da Sul-Americana. Depois de vencer os 90 minutos por 2 a 0, o time peruano bateu o time brasileiro nas penalidades por 7 a 6.

Agora, na próxima fase da competição continental, a Universidad César Vallejo pode ter pela frente o arquirrival do Bahia, o Vitória. Para isso, o time rubro-negro precisa passar pelo Atlético Nacional-COL nesta quinta-feira, em jogo que acontece no Barradão. Na ida, as equipes empataram por 2 a 2.

Fases do jogo: Ataque x defesa. Só deu Universidad César Vallejo no início do jogo. Com preciso toque de bola e jogadas agressivas pela linha de fundo, o time peruano começou a levar perigo ao gol do Bahia, que só foi assustar o gol de Dreer aos 17min, em chute de longe de Léo Gago. Mas aos poucos o time tricolor foi se encontrando dentro de campo. Passada a pressão inicial, a equipe brasileira equilibrou o jogo e começou a levar perigo nos contra-ataques. Mas foi do time da casa a melhor chance da etapa inicial. Marcelo Lomba fez milagre em chute à queima-roupa de Rabanal, quase da pequena área.

Na etapa final, o Bahia passou a ser ainda mais perigoso nos contra-ataques. Faltou, porém, mais capricho no último passe. Com o passar do tempo e o apoio da torcida, o Universidad César Vallejo começou a crescer a partir dos 25min. Aos 32min, Marcelo Lomba fez milagre em chute de Andy Pando. Aos 34min, Quinteros carimbou a trave. Mas aos 37min, não teve jeito. O mesmo Quinteros aproveitou bola que ficou viva na área e finalizou de direita, com extrema categoria, sem chances para o goleiro tricolor. A pressão continuou, e aos 46min, Chiroque recebeu livre dentro da área e bateu cruzado para levar a decisão para os pênaltis.

Em uma decisão épica, que chegou a dez cobranças de lado, Marcelo Lomba desperdiçou a última e acabou eliminando o Bahia. Antes, Pará, Uelliton e Lucas Fonseca já haviam perdido.

O melhor: Chiroque. Foi o jogador que mais deu trabalho à defesa do Bahia. Ainda marcou o gol que levou a decisão para os pênaltis.

O pior: Pará. Além de falhar no segundo gol do time peruano, desperdiçou a sua cobrança.

Para lembrar:

Cena chocante. Kieza pisou de mal jeito no gramado e caiu sentindo muitas dores. O atacante tricolor precisou ser substituído, e deixou o campo com a mão no rosto.