Topo

Nos pênaltis, Boca Juniors evita vexame e avança na Sul-Americana

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 00h24

O Boca Juniors escapou de um grande vexame na Copa Sul-Americana na noite desta quinta-feira. Fora de casa e jogando parte do segundo tempo com um homem a mais, o time sofreu, mas conseguiu eliminar o pequenino Deportivo Capiatá, do Paraguai - ainda que só nos pênaltis. No tempo normal, o time venceu por 1 a 0. Nas penalidades, levou a melhor por 4 a 3. Com o resultado obtido em Luque, no Paraguai, o time se classificou às quartas de final da competição e agora encara o Cerro Porteño.

A queda do Boca, um dos maiores campeões da América do Sul, seria vexaminosa porque o Deportivo Capiatá em um clube minúsculo, com apenas oito anos de existência e que disputa, nesta Sul-Americana, sua primeira competição continental. Na partida de ida, o time argentino foi derrotado por 1 a 0 em plena La Bombonera. Em Luque, reverteu a desvantagem.

A partida foi disputada em Luque porque o estádio do Deportivo tem apenas oito mil lugares, capacidade considerada insuficiente para a Conmebol, que colocou o confronto no Estádio Feliciano Cáceres, a 17 km de Capiatá. O anfitrião ainda aguentou a pressão, mas jogou com um homem a menos desde os 19 min do segundo tempo, quando Gustavo Velázquez foi expulso.

O Boca Juniors, assim, abriu o placar aos 29min, com Calleri, que complementou cruzamento na área do Capiatá - após desvio do ataque argentino, a bola sobrou para ele fuzilar para as redes. Até o final do jogo, não foi páreo para a retranca do Capiatá, e assim a partida foi para a decisão por pênaltis.

Foi então que o goleiro Orion fez a diferença: pegou duas pênalidades e ainda fez o gol na primeira cobrança da série alternada para confirmar a vitória por 4 a 3. O time argentino perdeu pênaltis com Colazo e Pérez, mas fez com Giglioti, Gago, Chavez e o goleiro. Já o Capiatá perdeu com Irala, Irrazabal e Aquino, na cobrança deci