Topo

Contra o Emelec, Kaká pode vencer pela 1ª vez no exterior com o São Paulo

Do UOL, em São Paulo

05/11/2014 06h00

Kaká disse que estará 100% para enfrentar o Emelec nesta quarta-feira, pelo jogo de volta das quartas de final da Sul-Americana. Além da chance óbvia de se manter na briga por um título continental, a partida será especial para o meio-campista, que nunca venceu jogando fora do país pelo São Paulo.

É bem verdade que ele não disputou tantas partidas além das fronteiras brasileiras com a camisa tricolor. Foram apenas dois jogos, em 2001, quando ele saiu do banco no empate com o Talleres (0 a 0) e na derrota para o Vélez Sarsfield (4 a 2). Os dois jogos foram na Argentina.

Já em seu retorno ao futebol brasileiro, quando o time chegou às oitavas da Sul-Americana, Kaká não viajou ao Chile para enfrentar o Huachipato no mês passado porque estava servindo à seleção brasileira.

Agora, depois de ser poupado do Campeonato Brasileiro no fim de semana, o jogador será o principal trunfo de Muricy Ramalho para conseguir um resultado que dê ao time a classificação à semifinal.

Qualquer empate é são-paulino e mesmo uma derrota por 1 a 0 garante o avanço, já que na ida o time venceu por 4 a 2. Por outro lado, placares como 2 a 0 ou 3 a 1 a favor dos equatorianos elimina o São Paulo. A partida está marcada para começar às 22h (de Brasília).

História

Melhor jogador do mundo em 2007, pentacampeão com a seleção em 2002 e estrela de times como o Milan e o Real Madrid, Kaká não teve muitas oportunidades de excursionar pela América do Sul quando despontou pelo São Paulo há cerca de 15 anos.

De 2001 a 2003, período em que ele jogou como profissional, o São Paulo não participou da Libertadores. Em 2001, o time teve uma passagem sofrível pela Copa Mercosul, ocasião em que Kaká jogou suas duas únicas partidas internacionais, na Argentina. Em seis jogos na primeira fase do torneio, a equipe conseguiu apenas sete pontos, ficou em terceiro no seu grupo e foi eliminada.

Em 2003, o São Paulo chegaria à semifinal da recém-fundada Sul-Americana, mas Kaká já estava fora do time porque havia sido vendido ao Milan em agosto daquele ano.

Agora, ele chega a Guaiaquil como a principal estrela do elenco tricolor e aquele jogador que os torcedores equatorianos mais temem. Foi o mais assediado na chegada da delegação ao país e, descansado, deve ser peça-chave na partida de logo mais.

Ele chega ao jogo em um momento delicado de sua carreira e na vida pessoal. Por um lado, o meio-campista vive os últimos dias de contrato com o São Paulo, seu time de coração e no qual se tornou um ídolo em pouco tempo.

Em dezembro, viajará aos EUA para cumprir seu contrato de cinco anos com o Orlando City. Aos 32 anos, não sabe quando – nem se – voltará a vestir a camisa de seu time do coração.

No Morumbi, seu título mais importante até hoje é o do extinto torneio Rio-São Paulo, em 2001. O caneco internacional da Sul-Americana viria para melhorar essa marca e é visto como o mais factível no momento, já que chegar à primeira posição do Campeonato Brasileiro, superando um praticamente imbatível Cruzeiro, parece ser uma tarefa muito mais difícil.

Por outro lado, Kaká acabou de anunciar o fim de seu casamento de nove anos com a empresária Carol Celico, com quem ele tem duas crianças. No mês passado, uma revista oficial do São Paulo trouxe uma entrevista em que Kaká projetava sua vida nos EUA com a família, os preparativos que ele vinha fazendo para a mudança com os filhos. Com a separação, os planos devem ter sido frustrados.

O torcedor são-paulino espera que a turbulência na vida privada de Kaká não afete seu desempenho em campo porque o time precisará de sua liderança para conseguir a classificação.

Tudo ou nada

Apesar da vantagem que o time construiu dentro de casa, o jogo não será fácil principalmente porque o Emelec está depositando todas as suas fichas da temporada na Sul-Americana. Uma derrota para a LDU no fim de semana significou praticamente a impossibilidade de ser campeão no Campeonato Equatoriano.

“É o jogo da nossa vida”, declarou o goleiro Esteban Dreer em referência ao confronto com o São Paulo. “Vamos dar a vida para tentar nos classificar.” O técnico argentino do Emelec poupou seus principais titulares no fim de semana.

Todos estarão, como Kaká, 100% para o duelo.

FICHA TÉCNICA
Emelec x São Paulo

Copa Sul-Americana, quartas de final (volta)
Data e horário:
05/11/2014, às 22h (de Brasília)
Local: Estádio George Capwell, em Guaiaquil, no Equador
Árbitro: Enrique Osses (Chile)
Auxiliares: Francisco Mondria (Chile) e Sergio Román (Chile)

Emelec
Esteban Dreer; John Narváez, Gabriel Achilier, José Quiñónez e Óscar Bagüi; Pedro Quiñónez, Fernando Giménez, Osbaldo Lastra e Miller Bolaños; Ángel Mena e Emanuel Herrera
Técnico: Gustavo Quinteros

São Paulo
Rogério Ceni; Hudson, Edson Silva, Paulo Miranda (Antonio Carlos) e Alvaro Pereira; Denilson, Souza, Paulo Henrique Ganso, Michel Bastos e Kaká; Alan Kardec
Técnico: Muricy Ramalho