Topo

Gols devem sair. Para ir à final, desafio são-paulino é manter defesa ilesa

Kaká em ação pelo São Paulo. No time atual, ataque costuma funcionar, mas defesa não - Eduardo Knapp/Folhapress
Kaká em ação pelo São Paulo. No time atual, ataque costuma funcionar, mas defesa não Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 06h00

Depois de perder por 1 a 0 na semana passada, o São Paulo precisa vencer por dois gols de diferença para bater o Atlético Nacional nesta quarta, às 22h, pela semifinal da Copa Sul-Americana. Pelo que apresentou nesta temporada até agora, marcar no time adversário não será o problema. O desafio do time de Muricy Ramalho está do lado oposto do campo: não sofrer nenhum gol.

Ser vazado em casa pode ser fatal para as pretensões do São Paulo, que sonha com um título redentor para a temporada. Vencer a Sul-Americana coroaria a possível aposentadoria de Rogério Ceni, seria o prêmio para a passagem de Kaká e o incentivo para Ganso, Luis Fabiano, Michel Bastos e outros que estarão em 2015 em mais uma Copa Libertadores.

Um golzinho do Nacional pode por tudo isso a perder. Se for vazado, o São Paulo precisará fazer três gols para passar à decisão contra Boca Juniors ou River Plate, que disputam a outra vaga na quinta-feira (jogo de ida terminou 0 a 0).

“Tem a questão do gol fora de casa. Vamos procurar ter tranquilidade na parte defensiva. Eu, o Edson, todos estarão focados para que não aconteçam os gols. Vamos jogar com naturalidade”, disse Rafael Toloi na última terça, depois do último treinamento do time antes da semifinal.

O retrospecto pesa contra. Dos sete jogos que já disputou na Sul-Americana desse ano, o São Paulo só ficou dois sem sofrer gols, na volta contra o Criciúma (2 a 0) e na ida contra o Huachipato (1 a 0). Foram dez gols sofridos ao todo, uma média de 1,4 por partida. No Brasileiro, o time de Muricy Ramalho é o segundo mais vazado entre os seis melhores da tabela – 38 gols, só superado pelo Inter, com 39.

O ataque, em compensação, faz sua parte com louvor. Só na Sul-Americana são 13, ao todo. No Brasileiro, foram 58 gols marcados, o que deixa o São Paulo atrás apenas do campeão Cruzeiro (64) no quesito.

Um dos trunfos de Muricy Ramalho, que deve ter o elenco completo à disposição, será o apoio da torcida. Segundo o site do São Paulo, mais de 40 mil ingressos já foram vendidos, e a expectativa é de que o Morumbi esteja lotado para a decisão.

O jogo ocorre nesta quarta, às 22h, e terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

SÃO PAULO X ATLÉTICO NACIONAL
Data: 26/11/2014
Local: Estádio Morumbi (São Paulo)
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Assistentes: Christian Lescano (EQU) e Byron Romero (EQU)

SÃO PAULO:
Rogério Ceni, Hudson, Rafael Toloi, Edson Silva e Michel Bastos (Álvaro Pereira); Souza, Denilson, Kaká e Ganso; Alan Kardec e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho

ATLÉTICO NACIONAL
Armani; Bocanegra, Nájera, Henríquez e Díaz; Bernal, Mejía, Cardona e Berrío; Copete e Ruíz
Técnico: Juan Carlos Osorio