Topo

River supera pênalti com um minuto, bate Boca e decidirá a Sul-Americana

Do UOL, em São Paulo

27/11/2014 23h40

O River Plate está na final da Copa Sul-Americana de 2015. No clássico argentino contra o Boca Juniors, a equipe venceu por 1 a 0 em casa nesta quinta-feira. Como na partida de ida, em La Bombonera, o River Plate conseguiu segurar o empate por 0 a 0, a equipe está na decisão.

Na final do torneio, os argentinos terão pela frente o Atlético Nacional. Os colombianos eliminaram o São Paulo nos pênaltis.

A partida foi marcada por muita festa nas arquibancadas e emoção desde os primeiros segundos do duelo.

Fases do jogo – Alguns segundos foram o que o Boca precisou para colocar fogo na partida.  A festa que era grande no Monumental de Nuñez virou um silêncio gigante. Foram três minutos de apreensão até Gigliotti parar no goleiro Barovero e a torcida explodir novamente.

A alegria ficou ainda maior na sequência e o responsável por isso foi Pisculichi. Ele aproveitou um chute errado de Vangioni e mandou no canto do goleiro Orion. O gol não inflamou o time argentino que passou a administrar o resultado sem pressionar o rival. O castigo quase veio com 30 minutos, quando Gigliotti marcou, mas o juiz marcou impedimento de maneira equivocada.

No segundo tempo, o River insistiu em apenas administrar a partida e só se arriscar nos contra-ataques. Carlos Sánchez teve duas oportunidades e finalizou mal. Enquanto isso, o Boca sofria para criar e assustava mais na vontade do que na habilidade de seus jogadores.

Para encerrar a partida, Diaz resolveu dar seu show. Ele acertou um chute por trás no rival fora do campo e recebeu cartão vermelho.

Melhor – Barovero: Primeiro minuto de jogo em uma decisão contra seu maior rival e o juiz marca um pênalti contra sua equipe. O goleiro chamou a responsabilidade e cresceu para evitar o gol do Boca no começo do duelo o que poderia criar uma situação bem complicada para o River.

Pior – Gigliotti: Se Barovero merece os créditos pela classificação, o atacante do Boca é o maior responsável pela eliminação. Ele teve em seus pés no começo do jogo a chance de colocar sua equipe em uma situação de apenas administrar o resultado, mas errou o pênalti.

Para lembrar.

Festa. A queima de fogos e a festa feita pelos torcedores do River Plate foi um dos momentos mais bonitos desta Copa Sul-Americana.

Briga. Depois que o apito final encerrou a partida, os jogadores do Boca Juniors protagonizaram diversas confusões com os rivais, que comemoravam a classificação. A arbitragem também foi alvo dos atletas. Arruabarrena era o mais exaltado.