Topo

Há 10 anos, Atlético-PR conseguia vaga histórica no Paraguai; Cléo recorda

Cléo fazia parte do elenco que chegou à decisão da Libertadores em 2005 - Heuler Andrey/Getty Images
Cléo fazia parte do elenco que chegou à decisão da Libertadores em 2005 Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/10/2015 12h56

Dez anos depois, o Paraguai volta a ser palco de uma decisão internacional para o Atlético-PR, desta vez pela Copa Sul-Americana, campeonato pelo qual enfrenta o Sportivo Luqueño no jogo de volta das quartas de final, nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), em Luque.

Em 2005, o jogo era válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores. A cerca de 20 km de Luque, o Atlético-PR decidia com o Cerro Porteño, em Assunção, quem garantia uma vaga entre os oito melhores da competição continental. E deu Furacão, nas penalidades.

Titular da equipe rubro-negra em 2005 e hoje presente no atual elenco, Cléo relembra como foram as duas partidas (cada um venceu por 2 a 1 em sua casa) e a decisão nos pênaltis, que terminou com vitória de 5 a 4 para o Atlético-PR e manteve o time brasileiro vivo no torneio.

O atacante, inclusive, foi autor de um dos gols do jogo em Curitiba. “Foi um dos meus primeiros gols aqui no Atlético-PR. Foi importante poder ajudar em um momento de decisão. Fiz o gol da vitória e que nos deu a vantagem para jogar no Paraguai”, recorda o atacante.

“Foi um jogo muito sofrido. Os times paraguaios 'brigam' bastante e, com certeza, o Sportivo Luqueño lutará o jogo todo. É uma vantagem mínima, assim como tínhamos em 2005, mas temos que saber jogar com o resultado”, acrescenta Cléo.

Para conquistar a vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana 2015, o Atlético-PR conta com a vantagem do empate. Se balançar as redes em Luque, poderá até perder por um gol de diferença. Caso o Luqueño devolva o placar da ida [1 a 0], a decisão vai para os pênaltis.