Topo

Flamengo vence Figueirense com três golaços e garante vaga na Sul-Americana

Jorge (costas) comemora com Diego o segundo gol do Flamengo contra o Figueirense - Vanderlei Almeida/AFP
Jorge (costas) comemora com Diego o segundo gol do Flamengo contra o Figueirense Imagem: Vanderlei Almeida/AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/08/2016 23h41

O Flamengo colocou força máxima em campo nesta quarta-feira (31) e conseguiu o resultado que precisava para avançar na Copa Sul-Americana através de três golaços marcados por Everton, Jorge e Fernandinho - Rafael Silva abriu o placar. O Rubro-negro bateu o Figueirense de virada por 3 a 1, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), e se classificou pelo critério dos gols fora de casa, já que a primeira partida terminou com triunfo catarinense por 4 a 2.

Agora, o Flamengo aguarda o adversário das oitavas de final. Real Garcilaso, do Peru, e Palestino, do Chile, decidem a classificação no dia 15 de setembro. O próximo compromisso do Rubro-negro será em 7 de setembro, quando volta a campo pelo Campeonato Brasileiro para enfrentar a Ponte Preta, às 21h45, novamente em Cariacica. O Figueirense encara o Fluminense, sábado (3), às 16h, em Édson Passos.

Jogo de golaços

Everton golaço - Vanderlei Almeida/AFP - Vanderlei Almeida/AFP
Imagem: Vanderlei Almeida/AFP
O Flamengo esteve em uma noite inspirada. Além de dominar o Figueirense, o Rubro-negro construiu o placar para avançar na Copa Sul-Americana com três golaços. Everton, Jorge e Fernandinho fizeram a alegria da torcida em mais um capítulo da boa fase dos cariocas.

Quem vacilou - Rafael Silva

O atacante do Figueirense abriu o placar aos 5min do primeiro tempo e provocou os rubro-negros ao fazer o gesto do facão no pescoço, algo que já havia realizado quando jogava pelo Vasco e ajudou a eliminar o Flamengo da Copa do Brasil. Ele foi punido pela arbitragem e nada mais fez até acertar Jorge com violência e ser expulso. Uma noite para esquecer.

Flamengo domina jogo e supera desatenção inicial para se classificar

Jorge golaço - Gilvan de Souza/Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo
O Rubro-negro foi o dono do jogo. O time sofreu com uma desatenção inicial que terminou no gol de Rafael Silva, mas depois tomou conta da partida e atuou boa parte do tempo no campo do Figueirense. Os cariocas pressionaram e foram com a vantagem para o intervalo com dois golaços marcados por Everton e Jorge. O predomínio continuou na segunda etapa até Fernandinho fazer mais um belo gol e colocar o Flamengo nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Figueirense se defende, fica com menos um e vira presa fácil em Cariacica

O Figueirense entrou em campo com a vantagem da vitória por 4 a 2 na primeira partida e ainda abriu o placar aos 5min de jogo. O cenário parecia perfeito, mas os catarinenses se acovardaram e tentaram sair apenas nos contra-ataques. A estratégia de defesa não funcionou. O Flamengo pressionou e dominou as ações até garantir o placar que precisava. Autor do gol, Rafael Silva ainda saiu como vilão ao ser expulso aos 29min da primeira etapa.

FLAMENGO 3 X 1 FIGUEIRENSE

Local: Kleber Andrade, em Cariacica (ES)
Árbitro: Wilson Lamouroux
Auxiliares: Alexander Guzman e Dionisio Ruiz
Cartões amarelos: Leandro Damião, Willian Arão, Gabriel e Jorge (Flamengo); Rafael Silva, Carlos Alberto, Renato e Jackson Caucaia (Figueirense)
Cartão vermelho: Rafael Silva (Figueirense)
Gols: Rafael Silva, aos 5min do primeiro tempo; Everton, aos 13min do primeiro tempo; Jorge, aos 25min do primeiro tempo; Fernandinho, aos 26min do segundo tempo

Flamengo
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo (Alan Patrick), Willian Arão e Diego; Gabriel (Emerson Sheik), Everton (Fernandinho) e Leandro Damião
Técnico: Zé Ricardo

Figueirense
Gatito Fernandéz; Ayrton, Werley, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Renato (Nirley), Jackson Caucaia, Ferrugem (Jefferson) e Carlos Alberto (Ermel); Rafael Silva e Rafael Moura
Técnico: Tuca Guimarães