Topo

'Tranquilo', Santa diz confiar na CBF para manter vaga na Sul-Americana

Santa Cruz conquistou a Copa do Nordeste 2016 e teria vaga na Sul-Americana - Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo
Santa Cruz conquistou a Copa do Nordeste 2016 e teria vaga na Sul-Americana Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

14/10/2016 14h19Atualizada em 14/10/2016 17h16

Uma notícia divulgada pela Conmebol na manhã desta sexta-feira pegou torcedores de Santa Cruz e Paysandu de surpresa. Classificados para a Sul-Americana 2017 por conta das conquistas da Copa do Nordeste e da Copa Verde, respectivamente, os clubes tiveram suas vagas ‘retiradas’ pela entidade. E pelo menos por enquanto, não foram notificados.

Nos novos critérios de classificação para os torneios continentais anunciados pela Conmebol, válidos já para o próximo ano, o Campeonato Brasileiro distribuirá todas as seis vagas do país na Copa Sul-Americana. Sendo assim, com a redução dos representantes brasileiros de oito para seis, a Copa do Nordeste e a Copa Verde deixariam de valer vaga no torneio continental (leia mais).

“Ainda não recebemos nada da Conmebol e nem da CBF. A gente confia na CBF e sabe que o que está acordado não vai ser descumprido”, disse o vice-presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, em entrevista ao UOL Esporte.

O dirigente coral falou ainda sobre a possibilidade de ser notificado por uma das entidades sobre as mudanças ocorridas. “O Santa Cruz está tranquilo. Caso isso aconteça, aí haverá uma discussão interna. Acionaremos nosso jurídico, mas confiamos na CBF”, diz. “Existe um regulamento e ele precisa ser cumprido. Fere inclusive o estatuto do torcedor”, acrescentou.

“A gente confia que a própria CBF tenha esse bom senso. Santa Cruz e Paysandu são dois times de tradição, centenários”, completou Constantino Júnior.

A postura do Paysandu é a mesma. Através de sua assessoria de imprensa, o clube diz ainda não ter sido notificado oficialmente e aguarda o posicionamento da CBF para se pronunciar.

“A Diretoria do Paysandu esclarece que aguarda um posicionamento oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o assunto. A Diretoria do Paysandu Sport Club ressalta que está acompanhando as informações emitidas pela Conmebol, e o clube irá se manifestar a respeito deste assunto somente após o pronunciamento da entidade máxima do futebol brasileiro”, diz um comunicado publicado no site oficial do clube paraense.

CBF se posiciona

No fim da tarde, a entidade máxima do futebol brasileiro soltou um comunicado sobre o assunto e saiu em defesa de Santa Cruz e Paysandu: "A CBF está solicitando junto à Conmebol a manutenção das vagas destinadas às copas regionais".

Quer receber notícias do Santa Cruz de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.