Topo

Chilenos depredam cadeiras, brigam com PM e 26 terminam detidos em Itaquera

LÉO PINHEIRO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: LÉO PINHEIRO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

05/04/2017 21h17

A presença de torcedores da Universidad do Chile à Arena Corinthians terminou em uma confusão generalizada na noite desta quarta-feira, na estreia das duas equipes na Copa Sul-Americana. A partida terminou com vitória da equipe brasileira por 2 a 0 sobre os chilenos. Antes do jogo e no intervalo, especialmente, os visitantes protagonizaram um quebra-quebra com depredação de cadeiras e confronto com a Polícia Militar. No fim, 26 torcedores foram detidos e sete pessoas ficaram feridas, entre elas dois oficiais e uma funcionária do estádio. 

A confusão teve início a uma hora do jogo. Presentes no setor Sul do estádio, chilenos atiravam assentos em direção aos corintianos, que chegaram a revidar. Em seguida, eles começaram um confronto também com os policiais. 

Ao fim do primeiro tempo, a confusão esquentou e os policiais partiram na direção dos visitantes de maneira enérgica. Um grupo de chilenos foi detido e encaminhado à delegacia do estádio, enquanto outros ficaram acuados em uma parte da arquibancada. No momento de repressão, torcedores corintianos aplaudiram a ação da PM.

Muitos torcedores foram retirados do estádio pelos policiais. A confusão continuou do lado de fora da arena alguns brigões depredaram a bilheteria da arquibancada sul da Arena, que atende os visitantes. A funcionária do clube que trabalhava no local acabou se machucando, assim como dois policiais que tentaram conter a confusão. 

Briga - UOL - UOL
Imagem: UOL

Além dos chilenos, dois corintianos também foram detidos, mas eles inicialmente não tinham relação com o quebra-quebra. Segundo informou a Polícia Militar, eles portavam sinalizadores.

Cerca de 1.200 ingressos foram colocados à venda para os torcedores chilenos, que preencheram praticamente todo o setor destinado. 

Em meio à confusão pré-jogo, os chilenos acenderam sinalizadores na arquibancada. Eles foram seguidos também por corintianos: em volume bem maior, os sinalizadores utilizados pelos mandantes cobriram a Arena Corinthians de fumaça por alguns minutos. Os artefatos são proibidos pela Conmebol. No telão, o estádio pediu que os sinalizadores não fossem utilizados. 

O jogo entre Corinthians e Universidad de Chile era válido pela primeira fase da Copa Sul-Americana. A partida de volta está marcada para o dia 10 de maio, em Santiago.

Corinthians - Acervo - Acervo
Imagem: Acervo