Topo

Pancadaria deixa funcionária em estado de choque e Corinthians monta dossiê

Chilenos são detidos na Arena Corinthians: confusão generalizada - ROGERIO CAVALHEIRO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Chilenos são detidos na Arena Corinthians: confusão generalizada Imagem: ROGERIO CAVALHEIRO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

06/04/2017 04h00

A confusão generalizada entre torcedores da Universidad de Chile na Arena Corinthians deixou uma funcionária do clube, presente no epicentro de toda a confusão, em estado de choque. Essa é apenas uma das consequências da pancadaria que levou 26 chilenos à prisão no confronto que terminou com vitória corintiana por 2 a 0 na noite de quarta-feira. 

A funcionária, que teve o nome preservado pelo clube, estava em bilheteria de acesso ao setor de visitantes da Arena e que foi completamente depredada pelos torcedores organizados chilenos durante confronto com a PM. Ela não foi agredida nem se machucou, mas entrou em desespero e precisou de atendimento médico. 

Horas depois da confusão, a funcionária foi acompanhada por Ricardo de Souza, gerente de operações da Arena Corinthians, além de duas colegas de bilheteria testemunhas, para registrar ocorrência no 24º DP na Ponte Rasa. Além da bilheteria depredada, o Corinthians teve destruídas uma grade, uma tenda no acesso à arquibancada, banheiros e ainda dezenas de cadeiras. O clube confirmará o número na quinta-feira, mas inicialmente estimava mais de 200 assentos destruídos. 

Imediatamente após o jogo, o Corinthians entregou à Polícia Militar imagens de seu circuito interno, além de fotos e informações, que detalham toda a confusão protagonizada pelos chilenos (leia mais abaixo). É certo que o clube tomará mais duas providências: cobrar a Universidad do Chile pelos reparos no estádio e enviar dossiê à Conmebol sobre os fatos ocorridos. Há preocupação com o cenário que será encontrado no mês que vem, na partida de volta contra a Universidad de Chile, em Santiago. 

Sinalizadores e tentativa de "resgate" de presos geraram a confusão

briga - LÉO PINHEIRO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO - LÉO PINHEIRO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: LÉO PINHEIRO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

De acordo com a Polícia Militar, a confusão que começou antes da partida foi ocasionada por ação relacionada a sinalizadores que foram levados pelos torcedores chilenos. Alguns deles se irritaram com a apreensão de alguns artefatos e, em represália, quebraram cadeiras e atiraram na direção de policiais que faziam o isolamento, o que foi o primeiro capítulo da confusão.

"Eles acenderam outros sinalizadores e começaram a depredar cadeiras", contou o tenente De Pieri, comandante da operação. "Apesar da arquibancada lotada [eram aproximadamente mil chilenos como visitantes], os líderes da organizada, donos dos sinalizadores, foram identificados por imagens. Não era oportuno intervir naquele momento [antes do jogo], mas quando eles foram ao banheiro, no intervalo, nosso efetivo desceu para fazer as detenções", descreveu. 

Chilenos presos em ônibus do Choque em delegacia paulistana - Reprodução - Reprodução
Chilenos presos em ônibus do Choque em delegacia paulistana
Imagem: Reprodução

Nesse momento em que cinco chilenos foram detidos pelos policiais, os torcedores partiram em massa para um confronto e tentaram resgatar os colegas. De acordo com relatos de quem participou da ação, o grupo de visitantes cercou os policiais pela frente e pelas costas. "Começou um novo confronto e foi por isso que tivemos mais 21 presos", relatou o comandante. Entre eles estava o jornalista chileno Cristopher Antúnez, que fazia imagens. 

O saldo da confusão foi de dois policiais machucados (levaram pontos no rosto) e quatro torcedores entre os presos que também ficaram feridos, mas sem gravidade. Detidos no estacionamento da Arena Corinthians, os 26 foram levados à delegacia na Ponte Rasa, próxima ao estádio. Exceto os feridos, levados a hospital, os demais ficaram concentrados em ônibus do Choque. Logo após a partida, aliás, mais de outros 20 ônibus deixaram a Arena Corinthians e iniciaram a viagem de volta para o Chile. 

Torcedor brigão vira hit na internet e é alvo de brincadeiras do Corinthians

Um torcedor que fez pose de lutador para enfrentar policiais militares acabou como personagem da internet para a confusão generalizada. Com bom humor, o Corinthians fez piada pela atitude do chileno. Diversos memes também se espalharam rapidamente. A reportagem não conseguiu confirmar se ele, de fato, estava entre os 26 detidos.