Topo

Retrospecto na altitude explica porque Flu foi vaiado mesmo após vitória

Fluminense pode até perder em Quito, mas terá que fazer com como visitante para avançar - Thiago Ribeiro/AGIF
Fluminense pode até perder em Quito, mas terá que fazer com como visitante para avançar Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/09/2017 11h00

O Fluminense venceu a LDU-EQU por 1 a 0 no primeiro jogo das quartas de final da Sul-Americana. Apesar do triunfo no Maracanã, o time foi vaiado pela torcida após o apito final. O apupo nada mais é que o resultado da preocupação da torcida com o jogo da volta, na próxima quinta, na altitude de Quito.

Os 2.850 metros do Estádio de Atahualpa em relação ao nível do mar geram uma situação toda especial para jogadores que não estão habituados com a altitude. Isso está diretamente ligado nos resultados do Fluminense quando joga em Quito.

Foram três jogos no estádio e o Tricolor acumula duas derrotas (goleadas) e um empate sem gols. O Fluminense jamais conquistou uma vitória no estádio da LDU. Sendo assim, dos três resultados, dois eliminariam o time em caso de repetição. O 0 a 0 na fase de grupos da Libertadores de 2008 é um alento.

O problema é quando se trata de jogos eliminatórios. As lembranças são as piores possíveis. No primeiro jogo da final da Libertadores de 2008, o Fluminense perdeu por 4 a 2 – fez 3 a 1 na volta e acabou perdendo nos pênaltis. Na final da Sul-Americana, em 2009, a LDU fez 5 a 1 em Quito – perdeu por 3 a 0 no Maracanã, mas levou a melhor.

O histórico, portanto, explica o porquê do Fluminense ter sido vaiado após vencer a LDU por apenas 1 a 0. Jogadores saíram de campo com o mesmo sentimento, de que o placar deveria ser mais elástico. O fato é que somente em uma semana saberá se o placar foi suficiente ou não para garantir vaga nas quartas de final.

Fluminense e LDU definem a vaga na próxima quinta-feira, em Quito. O Tricolor pode até perder, mas desde que marca ao menos um gol como visitante. Em caso de repetição de placar, a classificação será definida nos pênaltis.