Topo

Compatriota conquista Rueda e vira "dono do meio" no Flamengo

O volante Cuéllar comemora o primeiro gol do Flamengo sobre a Chapecoense - Gilvan de Souza/Flamengo/Divulgação
O volante Cuéllar comemora o primeiro gol do Flamengo sobre a Chapecoense Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo/Divulgação

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/09/2017 04h00

Gustavo Cuéllar está em alta no Flamengo. O volante colombiano foi o destaque da goleada por 4 a 0 sobre a Chapecoense, na última quarta-feira (20), na Ilha do Urubu. O resultado colocou o Rubro-negro nas quartas de final da Copa Sul-Americana e fez escancarar o sorriso do técnico Reinaldo Rueda. Assista aos gols da vitória do Flamengo.

O volante esteve muito perto de deixar o clube ainda sob o comando do ex-treinador Zé Ricardo. O panorama mudou há quase três meses, quando passou a ser mais utilizado. O investimento de R$ 8 milhões na contratação tem sido correspondido. Atualmente, Cuéllar é uma espécie de “dono do meio” no Rubro-negro. Praticamente todas as jogadas passam pelos seus pés.

Contra a Chapecoense, ele deu 69 passes - errou apenas três. Fez ainda quatro desarmes, segundo números do Footstats. O colombiano ainda apareceu na frente algumas vezes. Em uma delas, o camisa 26 fez o gol que abriu caminho para a goleada.

O técnico Reinaldo Rueda não costuma falar sobre determinados jogadores que são titulares absolutos. Cuéllar, no entanto, tem vaga assegurada. Segundo o comandante, o compatriota é um atleta que promove o equilíbrio no setor de meio de campo.

“O Gustavo [Cuéllar] é um jogador muito inteligente. Ele dá ordem e claridade ao início de jogo da equipe. Asseguro que crescerá ainda mais e dará um bom complemento para os outros jogadores. É muito gratificante. Que ele siga nessa linha de comportamento”, afirmou.

Cuéllar e Arão são os volantes titulares do Flamengo. O primeiro, porém, só sai da equipe em caso de desgaste ou suspensão. Não é exagero dizer que, no Flamengo comandado por um colombiano, o time titular é formado pelo seu compatriota e mais dez.