Topo

Time master e sócios do Fla testam árbitro de vídeo no Maracanã para final

Tecnologia de vídeo já tinha sido adotada em jogos decisivos da Copa Libertadores - Juan Mabromata/AFP
Tecnologia de vídeo já tinha sido adotada em jogos decisivos da Copa Libertadores Imagem: Juan Mabromata/AFP

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/12/2017 20h52

Conmebol e Flamengo não queriam desgastar o gramado do Maracanã na véspera da grande final da Copa Sul-Americana, mas uma partida acabou se fazendo necessária na tarde da última terça-feira (12). É que a entidade sul-americana e a Fox Sports precisavam realizar testes com o sistema de árbitro de vídeos que será utilizado no duelo desta quarta, entre o Rubro-negro e o Independiente, da Argentina.

De chuteiras, ao contrário da recomendação de só pisar o campo de tênis a um dia do jogo, integrantes da equipe Master do clube da Gávea participaram de uma pelada ao lado de convidados de patrocinadores e sócios torcedores, simulando situações em que o recurso de vídeo poderia ser utilizado.

A ideia da Fox, detentora dos direitos televisivos do torneio, era testar as câmeras em todos os espaços do campo, não deixando nem um canto sem ser preenchido. A Conmebol repassou o pedido ao Flamengo, que selecionou o quórum para o evento.

Com vagas abertas, a diretoria rubro-negra sorteou alguns integrantes do programa de sócios “Nação Rubro-negra” para completar a partida.

Árbitro de vídeo na final da Sul-Americana - Divulgação/CBF - Divulgação/CBF
Operadores de replays e membros da Conmebol ficarão em caminhão no estacionamento do Maracanã. De lá, mandarão imagens para os árbitros auxiliares no gramado
Imagem: Divulgação/CBF

Na quarta-feira, as imagens das câmeras serão geradas pela própria Fox e operadas por representantes da arbitragem da Conmebol e do canal a partir de um caminhão posicionado no estacionamento do estádio.

Após a vitória do Independiente por 2 a 1 no duelo de ida, o Flamengo precisa de uma vitória por dois ou mais gols para ficar com o título no duelo desta quarta, às 21h45 (de Brasília). Em caso de vitória simples do Rubro-negro carioca, a decisão no Maracanã irá para a prorrogação. Permanecendo o empate, a taça será definida nas cobranças de pênaltis.