Topo

Por ranking, Galo x San Lorenzo é o duelo mais equilibrado na Sul-Americana

O San Lorenzo do atacante Blandi chegou entre os oito melhores na última Copa Libertadores - Juan Mabromata/AFP
O San Lorenzo do atacante Blandi chegou entre os oito melhores na última Copa Libertadores Imagem: Juan Mabromata/AFP

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizoonte

10/04/2018 15h50

Entre os 22 confrontos da primeira fase da Copa Sul-Americana, apenas um envolve dois clubes que já foram campeões da Copa Libertadores. San Lorenzo e Atlético-MG fazem o grande duelo desta etapa, respaldados pelo ranking de clubes da Conmebol. Entre os participantes da Sul-Americana, o duelo possível entre os times melhores colocados seria justamente Galo x San Lorenzo.

Como ambos venceram a Libertadores recentemente, os brasileiros em 2013 e os argentinos no seguinte, além de participações em sequência no principal torneio da América do Sul, Atlético e San Lorenzo estão entre os dez melhores colocados no ranking. Inclusive, se ambos estivessem na edição 2018 da Libertadores, os dois seriam cabeças de chave.

O Atlético está melhor colocado, na sétima colocação. O Galo é o segundo brasileiro da lista, atrás apenas do Grêmio. Já o San Lorenzo ocupa a 10 colocação do ranking baseado no desempenho dos clubes na Copa Libertadores. Entre os argentinos, o adversário alvinegro é o terceiro melhor colocado, atrás apenas da dupla River Plate e Boca Juniors.

Nesta quarta-feira, às 19h15, no Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, Atlético e San Lorenzo vão iniciar a disputa por um lugar na segunda fase. Partida que vai marcar também um choque de realidade nos dois clubes, que nos últimos anos se acostumaram a jogar a Copa Libertadores. O Galo disputou cinco edições na sequência e o rival argentino quatro vezes.

Retrospecto favorável para o Atlético

O encontro desta quarta-feira vai ser o quarto na história entre Atlético e San Lorenzo. A vantagem é toda brasileira, já que o Galo venceu os três jogos disputados. O primeiro duelo foi em 1969, em amistoso realizado no Mineirão, e o time alvinegro venceu por 2 a 1. Os outros dois confrontos aconteceram em 2000, pela extinta Copa Mercosul.

Ainda pela fase de grupos, o Atlético venceu os dois duelos. No primeiro, na Argentina, no local do jogo desta quarta-feira, o Galo venceu por 4 a 2. Já na segunda partida, disputada no Mineirão, novo triunfo atleticano, dessa vez por 3 a 2.

Se nesta quarta as duas equipes iniciam a disputa da primeira fase da Copa Sul-Americana, o jogo de volta será disputado quase um mês depois, somente em 8 de maio, às 21h45, no Independência. Ao contrário do que acontece na Copa do Brasil, o gol qualificado segue como critério de desempate nos torneios sul-americanos.