Topo

Em meio a briga interna, Anderson Martins tenta se firmar em "jogo do ano"

Anderson Martins disputa uma vaga na zaga do São Paulo, que enfrenta o Rosario Central - Marcello Zambrana/AGIF
Anderson Martins disputa uma vaga na zaga do São Paulo, que enfrenta o Rosario Central Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

09/05/2018 04h00

O São Paulo disputa contra o Rosario Central, nesta quarta-feira, às 21h45, no Morumbi, a sua partida mais importante até agora neste ano. Depois de empatar por 0 a 0 no primeiro duelo do mata-mata, o Tricolor precisa vencer os argentinos para seguir vivo na Copa Sul-Americana. Sem contar com o lesionado e suspenso Rodrigo Caio, Diego Aguirre deve escalar Anderson Martins e Arboleda na zaga. Após sofrer com desgaste muscular, mialgia na região dorsal e ciente da concorrência interna, Anderson Martins tem a chance de se firmar na defesa.  

"O nosso grupo é forte, tem elenco bastante qualificado. Na parte defensiva tem grandes jogadores: Bruno, Rodrigo Caio e Arboleda. Sempre que foram solicitados, eles deram conta do recado. Rodrigo Caio é jogador de seleção, por conta da suspensão e da lesão ele não vai jogar. Quem for solicitado tem dar o melhor e corresponder dentro de campo", disse Anderson Martins, em entrevista ao UOL Esporte.

Com a queda no Campeonato Paulista e a eliminação precoce na Copa do Brasil, o São Paulo só disputa o Brasileiro e a Copa Sul-Americana no restante desta temporada. Sem conquistar um título desde a vitória na própria Sul-Americana de 2012, o Tricolor enfrenta também a pressão da torcida para não repetir os fiascos dos últimos anos. 

"Pelas nossas pretensões é o jogo mais importante do momento. Sabemos que temos etapas a cumprir ainda na temporada, mas para as nossas expectativas de conquistas esse jogo é o que nos interessa no momento. É a decisão que temos de enfrentar, com muita concentração, inteligência para não cometermos os erros das outras vezes em que tivemos partidas desse nível. A equipe está preparada e ciente do que tem de ser feito."

Confira alguns trechos da entrevista com Anderson Martins:

Disputa interna

Acho que todo mundo sabe da qualidade dos defensores aqui do São Paulo. São jogadores de nível de seleção, Rodrigo Caio é um excelente jogador, o Arboleda também defende a sua seleção e o Bruno Alves vem em um momento muito bom. A gente sabe que o São Paulo está bem servido, sim, e tem grandes jogadores. Isso é bom porque aumenta o nível e a gente cresce também.

Jogar com três zagueiros

Estamos acostumados a jogar com dois zagueiros, principalmente no Brasil. Mas a gente que conhece a posição ali está preparado para jogar com dois ou três zagueiros. É claro que precisa de algum ajuste dependendo da formatação que o professor pede. Mas dentro dos treinamentos ele está dando as informações necessárias para, quando for preciso dentro do jogo, a gente procurar executar da melhor maneira possível.

Pressão da torcida 

A pressão foi criada por conta dos últimos anos. Nós que estamos aqui recebemos essa cobrança, mas estamos cientes que o São Paulo é um clube grande e a gente tem de dar uma resposta para o nosso torcedor. Esperamos que eles venham nos apoiar na quarta-feira, porque com eles somos mais fortes. E com o apoio deles até o fim vamos sair com a classificação.

Trabalho com Aguirre

É muito bom, foi o primeiro jogo que fiz com ele no comando. Por conta da lesão não tive a oportunidade de trabalhar, mas tem sido bom esse começo de trabalho. Esperamos evoluir mais e mais para conseguir dentro dos jogos fazer o que ele pensa e almeja.

Jogar contra argentinos

Mudam algumas características, mas o São Paulo já está acostumado a jogar contra equipes sul-americanas, porque sempre disputa esse tipo de campeonato. Vai ser um jogo bom e esperamos fazer um bom trabalho. Muda mais por conta da rivalidade criada entre brasileiros e argentinos. E a gente sabe que isso já é um fato histórico, mas é bom porque já entramos ligados no jogo e saberemos o que devemos enfrentar. Com certeza, você já entra em um jogo desses mais aceso e preparado.

Análise do mata-mata

Acho que no primeiro jogo lá a equipe se comportou bem, com um jogador a menos, e fizemos um bom jogo. Mas sabemos que contra argentinos não só a técnica e a qualidade fazem a diferença, mas sim a vontade e a entrega. Acho que esse grupo tem demonstrado isso, e o mais importante é vencer e sair com a classificação. Esse é o pensamento de todos aqui.

Nota da redação: Rodrigo Caio foi expulso ainda no primeiro jogo da série com o Rosario Central.

Troca de técnico do Rosario

Às vezes ajuda trocar o técnico, em outras vezes atrapalha por você não saber o sistema da nova comissão técnica. Mas isso não vai interferir no jogo, porque é decisão. Acredito que decisão é definida mais pela concentração e pelo detalhe.

Nota da redação: O Rosario Central trocou o comando técnico após Leonardo Fernández pedir demissão no dia 28 de abril. José Chamot assumiu interinamente.

Gol fora de casa valer dobrado na Sul-Americana

É um fator que temos de estar atentos, porque o regulamento pode ficar a nosso favor ou contra. Se não levar gol será melhor porque só precisaremos de um gol para sairmos classificados. Se dermos essa segurança para o sistema ofensivo, vamos estar mais fortes e próximos da nossa classificação.

Ficha técnica

São Paulo x Rosario Central

Copa Sul-Americana - Primeira fase - jogo de volta

Data: 9/5/2018
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 21h45 (Brasília)
Árbitro: Eber Aquino (Paraguai)

São Paulo: Sidão; Régis, Arboleda, Anderson Martins (Éder Militão) e Reinaldo; Jucilei, Petros, Liziero e Nenê (Cueva); Valdívia e Diego Souza. Técnico: Diego Aguirre.

 
Rosario Central: Jeremías Ledesma; Paulo Ferrari, Maurício Martínez, Oscar Cabezas Segura e Alfonso Parot; Hernán da Campo, Néstor Ortigoza e Leonardo Gil; Washington Camacho e Joaquín Pereyra; Marco Ruben. Técnico: José Chamot.