Topo

Junior de Barranquilla vence e encara Atlético-PR na final da Sul-Americana

Luis ROBAYO / AFP
Imagem: Luis ROBAYO / AFP

Do UOL, em São Paulo

30/11/2018 00h42

O adversário do Atlético-PR na final da Copa Sul-Americana está definido. Em duelo colombiano com direito a quatro expulsões, o Junior de Barranquilla, que já havia vencido o Santa Fe por 2 a 0 fora de casa na ida, voltou a bater o adversário nesta quinta-feira (29), desta vez por 1 a 0, e se garantiu na decisão.

Na última quarta (28), o clube paranaense levou a melhor contra o Fluminense por 2 a 0 no Maracanã (a ida teve o mesmo placar) e carimbou a vaga na final. 

O primeiro duelo da decisão será em Barranquilla em 5 de dezembro, e o segundo no dia 12 de dezembro na Arena da Baixada, em Curitiba. O Junior ainda disputará as finais do Colombiano em 2 e 9 do mesmo mês.

Na partida desta quinta, os donos da casa marcaram aos 22 minutos do primeiro tempo, mas o auxiliar assinalou impedimento de Téo Gutiérrez, que aproveitou cruzamento da esquerda para balançar as redes. Logo depois, o juiz argentino Patricio Loustau consultou o VAR (árbitro de vídeo) e confirmou o gol.

O Junior teve a chance de ampliar aos 34, quando o mesmo Téo Gutiérrez sofreu pênalti de Arboleda. James Sánchez bateu, mas o goleiro Solís fez a defesa. Ainda na primeira etapa, Téo Gutiérrez apareceu de novo, mas desta vez para receber o cartão vermelho direto após cotovelada em Arboleda e agora será desfalque contra o Atlético-PR.

No segundo tempo, o Junior ainda ficou com nove em campo depois que Fuentes impediu cobrança de lateral do Santa Fe, levou o segundo amarelo e acabou expulso.

Já aos 26, foi a vez do Santa Fe ter um a menos após Arley Rodriguez também receber dois amarelos e consequentemente o vermelho por falta no ataque. Ainda sobrou tempo para a quarta expulsão: Guastavino Bentancourt, do Santa Fe, deu uma solada e levou o vermelho direto.