UOL Esporte Campeonato Espanhol
 
Arte UOL

Cristiano Ronaldo x Messi: duelo dos principais jogadores do futebol espanhol

25/11/2010 - 13h01

Duelo Messi x C. Ronaldo em golaços e números esquenta clássico de segunda

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O clássico desta segunda-feira entre Barcelona e Real Madrid servirá como "pano de fundo" para uma das maiores rivalidades do momento. Além da histórica disputa entre os dois maiores clubes da Espanha, o jogo no Camp Nou pela Liga do país reserva um confronto especial entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Messi x C. Ronaldo*

Messi
Messi
Clube: Barcelona
Posição: Atacante
C.Ronaldo
C. Ronaldo
Clube: Real Madrid
Posição: Atacante
*Nesta temporada, no Campeonato Espanhol
1 Hat tricks 2
2 Goleadas 4
13 Gols 15
5 Golaços 1
8 Jogos com gols 7

O argentino e o português são os últimos vencedores do prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa. Messi (ganhador em 2009) e Cristiano Ronaldo (em 2008) tentam levar o troféu mais uma vez em 2010. Embora tenham tido participações discretas na Copa do Mundo, os dois têm se destacado nesta temporada e comandam as boas fases de suas respectivas equipes com golaços e atuações individuais decisivas.

O Real Madrid lidera o Campeonato Espanhol com 32 pontos conquistados em 12 partidas, seu melhor desempenho inicial em toda a história do torneio. Desde a temporada 1935/36, o clube não tinha um artilheiro do torneio com 15 gols nesta altura da competição, feito alcançado por Cristiano Ronaldo.

Messi não fica atrás. Com os três gols marcados nos 8 a 0 sobre o Almería na última rodada, o atacante superou a marca de 100 gols pelo Barcelona no Espanhol e ajudou o time a figurar na vice-liderança, com 31 pontos. Esta foi a quinta vez na qual ele marcou um “hat-trick” (jargão do futebol para três gols anotados em um mesmo jogo) no torneio – o primeiro dele nesta temporada.

CLÁSSICO NA SEGUNDA?

Pode parecer estranho um clássico entre Barcelona e Real Madrid ser marcado para uma segunda-feira. Há uma explicação simples para isso: no domingo, data inicialmente marcada para o jogo, haverá eleições na Catalunha – Joan Laporta, ex-presidente do Barcelona, é um dos candidatos.

Os dois fazem uma disputa acirrada pela artilharia do Espanhol. Cristiano Ronaldo está no topo com 15 gols marcados – ele foi às redes em sete partidas. Já Messi vem logo a seguir com 13 (feitos em oito jogos).

Curiosamente, o clássico desta segunda-feira poderá encerrar um jejum para os dois. Cristiano Ronaldo nunca fez um gol no Barcelona. Nas últimas três temporadas, o atacante enfrentou o adversário em cinco ocasiões, tanto pelo Manchester United como pelo Real Madrid, mas passou em branco – ele até perdeu um pênalti no Camp Nou em um jogo da Liga dos Campeões na temporada 2007/08.

Messi, por sua vez, guarda boas lembranças do Real Madrid. Foi contra o time merengue que o argentino fez seu primeiro “hat-trick” pelo Barcelona, na temporada 2006/07. No total, ele fez sete gols em oito jogos contra o adversário. O problema para o jogador se chama José Mourinho. Em sete partidas contra o técnico (todas pela Liga dos Campeões), Messi jamais marcou em times comandados pelo português.

Barcelona e Real Madrid se enfrentam nesta segunda-feira a partir das 18h (horário de Brasília).a partida terá acompanhamento do Placar UOL Esporte.

OS BLOGUEIROS OPINAM: QUEM É MELHOR - CRISTIANO RONALDO OU MESSI?

Vitor Birner Messi tem melhor condução de bola, é mais objetivo, mais técnico, mais refinado. Se eu contratasse alguém para o meu time, seria ele
Erich Beting São os dois melhores jogadores desta década e vão se alternar, mas Cristiano Ronaldo está em uma melhor fase neste momento
Juca Kfouri No meu time, jogaria Messi. Eu o acho um jogador mais coletivo. Levo muito em conta a personalidade para um atleta ser fora de série

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host