Topo

Espanhol - 2019

Messi faz gol nos acréscimos, salva Barcelona da derrota, mas vê Real se distanciar

A estrela de Messi brilhou no final da partida, quando o Barcelona perdia por 2 a 1 - Vincent West/Reuters
A estrela de Messi brilhou no final da partida, quando o Barcelona perdia por 2 a 1 Imagem: Vincent West/Reuters

UOL Esporte

Em São Paulo

06/11/2011 18h59

A estrela do argentino Lionel Messi brilhou mais uma vez. Quando tudo indicava que o Barcelona perderia a invencibilidade no Campeonato Espanhol, para o Athletic Bilbao, o melhor do mundo entrou em ação e fez o gol do empate em 2 a 2 aos 46 do segundo tempo. Essa foi a primeira vez nesta temporada que Messi marcou jogando fora do Camp Nou.

Com o resultado, o Barcelona segue na segunda colocação, com 25 pontos, agora a três pontos do Real Madrid que mais cedo venceu o Osasuna por 7 a 1. O Athletic Bilbao é 9º colocado, com 14 pontos.

O primeiro tempo da partida foi bem movimentado. Jogando em casa, o Bilbao não se encolheu diante do time mais temido da atualidade. O gramado encharcado, pela chuva que castiga o Leste europeu, dificultou a troca de passes do Barcelona, que insistia pelas jogadas pelo meio com Iniesta e Fabregas. Messi, bem marcado, só apareceu mesmo em uma boa tabela com o lateral brasileiro Adriano.

Comandados pelo argentino Marcelo Bielsa, os donos da casa abriram o placar aos 19 minutos. Mascherano bobeou, Susaeta roubou a bola e encontrou Ander Herrera, que com um lindo chute quebrou a invencibilidade de Victor Valdes, que não tomava gol desde o dia 21 de setembro, no empate em 2 a 2 com o Valencia. Na última semana pela Liga dos Campeões, ele já havia se tornado o goleiro a ficar mais tempo ser vazado – 824 minutos, oito jogos.

Marcando pressão, o Barcelona chegou ao empate. Em uma cobrança de lateral para o Bilbao, o Barça pressionou, roubou a bola e Abidal cruzou com perfeição na cabeça de Fabregas que encobriu o goleiro Iraizoz. Foi a primeira jogada pelo lado do campo realizada pelo time visitante.

Antes do término do primeiro tempo, o Athletic Bilbao ainda reclamou um penalti claro não marcado pelo árbitro. Os donos da casa viram um puxão de camisa de Adriano, no lateral-direito Iraola.

No segundo tempo, o Barcelona insistiu nas jogadas pelo meio, em um campo castigado pela chuva que caiu durante toda a partida. Em uma das poucas vezes que foi ao ataque, o Bilbao quase complicou a vida do Barcelona. Em cobrança de escanteio, Abidal foi displicente e chutou em cima de Llorente. A bola bateu na canela do jogador e no zagueiro Piquè, enganando Victor Valdés. 2 a 1. O árbitro deu gol contra do defensor catalão.

Mas o Barcelona tem Messi. Apagado durante toda a partida, o argentino apareceu quando o time catalão mais precisou. Aos 46, ele aproveitou uma trapalhada da defesa e completou livre para o gol de Iraizoz. Assim, a invecibilidade do Barcelona permanece, mas a vantagem para o Real aumenta.