Topo

Espanhol - 2019

Barcelona supera gol aos 20s, vira, quebra série do Real e embala para o Mundial

Daniel Alves comemora gol do Barcelona junto com seus companheiros - Chema Moya/EFE
Daniel Alves comemora gol do Barcelona junto com seus companheiros Imagem: Chema Moya/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/12/2011 20h52

O cenário para o Barcelona não era dos mais animadores. Seu goleiro errou, sofreu gol aos 20s e encontrava muitas dificuldades para jogar. Mas o time catalão reencontrou seu envolvente futebol e virou sobre o Real Madrid por 3 a 1, em pleno Santiago Bernabéu. Não deixou que seu principal rival disparasse na ponta do Espanhol e quebrasse uma marca histórica, e vai embalado para o Mundial de Clubes da Fifa.

No Campeonato Espanhol, as duas equipes contabilizam 37 pontos cada um --o Barcelona lidera, mas já disputou um jogo a mais. No entanto, ‘voltou’ para a competição. Caso perdesse, corria o risco de ver o Real abrir nove pontos de vantagem quando igualassem o número de partidas.

Não bastasse isso, o elenco catalão evitou um recorde do time treinado por José Mourinho. Se vencesse, alcançaria o 16º resultado positivo seguido, algo jamais alcançado em toda sua história. Ou seja, ganhou um ânimo extra para buscar o título do Mundial de Clubes, que poderá ter o Santos na decisão.

O clássico deste sábado estava cercado de expectativa. Pela primeira vez nos últimos tempos, o Real entrou em campo com a condição de favorito. Vinha jogando melhor na temporada. Já o Barcelona alternava apresentações brilhantes com atuações até certo ponto discretas, algo bem raro na temporada passada.

José Mourinho queria que os torcedores do Real Madrid transformassem o estádio Santiago Bernabeu em um verdadeiro ‘inferno’ para vencer o Barcelona. E parecia que alcançaria seu objetivo. Logo no começo, o goleiro do Barcelona Valdés saiu jogando errado. Após tentativas de Di Maria e Özil, a bola sobrou para Benzema colocar para o fundo das redes.

Detalhe: tudo isso ocorreu com apenas 20s. O jogo era de muita velocidade. E alguns erros. Aos 6min, Messi aproveitou falha de Sergio Ramos e quase igualou. No geral, o astro argentino era bem marcador, e o Real era melhor, conseguindo neutralizar as principais jogadas do rival catalão.

Porém, aos 29min, em um dos momentos que encontrou espaço, Messi lançou Alexis Sánchez. O chileno teve tranquilidade para empatar. Nesse momento, o Barcelona já havia equilibrado o clássico. Tinha mais posse de bola e trocava passes com facilidade. Iniesta, Messi e Xavi dominavam o meio-campo. Essa superioridade acabou sendo revertida em gols.

Aos 7min, Xavi pegou de primeira, contou com um desvio no brasileiro Marcelo e viu a bola parar no fundo das redes. Foi uma espécie de balde de água fria nos donos da casa. José Mourinho mostrava preocupação, e Cristiano Ronaldo era anulado. Já o Barcelona mostrava eficiência. Aos 20min, após bela troca de passes, Daniel Alves cruzou com perfeição para Fábregas selar a vitória. 3 a 1.