Topo

Espanhol - 2019

Barcelona perde, leva 3 gols pela 1º vez na temporada, e Real pode abrir dez pontos

Messi posiciona a bola depois de o Barcelona sofrer gol na derrota para o Osasuna - AP Photo/Alvaro Barrientos
Messi posiciona a bola depois de o Barcelona sofrer gol na derrota para o Osasuna Imagem: AP Photo/Alvaro Barrientos

Do UOL, em São Paulo

11/02/2012 18h53

O Barcelona está vendo a busca pelo tetracampeonato ficar cada vez mais complicada. Com uma atuação abaixo do esperado, foi derrotado pelo Osasuna por 3 a 2 e pode ver o líder Real Madrid abrir dez pontos de vantagem. Detalhe: essa foi a primeira vez que a equipe de Guardiola sofreu três gols em uma partida oficial na atual temporada.

O resultado negativo, o primeiro em 2012, é preocupante para o Barcelona, que para em 48 pontos. O Real Madrid, por outro lado, tem 55 e entra em campo neste domingo para enfrentar o Levante, no Santiago Bernabéu. O revés também ocorre às vésperas da partida contra o Bayer Leverkusen, na terça-feira, pela fase oitavas de final da Liga dos Campeões.

O técnico Pep Guardiola havia reconhecido que não seria fácil superar o Real na classificação. Disse que, primeiramente, precisava pensar em não tropeçar. Mas não esperava que um resultado negativo acontecesse logo nesta rodada. O comandante do time catalão decidiu iniciar a partida com Xavi, Iniesta e Fábregas apenas como opções no banco de reservas.

No entanto, deve ter se arrependido da decisão. Logo aos 4min, Lekic bateu firme na saída de Valdés e fez 1 a 0 para os donos da casa. Isso mexeu com a equipe de Barcelona. Messi e seus companheiros encontravam muitas dificuldades e quase não levavam perigo ao gol de Fernández.

E pior: viu seu prejuízo ficar ainda maior na etapa inicial. Aos 22min, o inspirado Lekic aproveitou cruzamento da direita para ampliar para o Osasuna. Esperava-se um Barcelona diferente no segundo tempo. O começou foi animador.

Logo aos 5min, Alexis Sánchez diminuiu. Mas teve pouco tempo para comemorar. Cinco minutos mais tarde, Raúl Garcia pegou de primeira e anotou o terceiro. Com quase 70% de posse de bola, o Barcelona pressionou. Fez seu segundo com Tello, mas não evitou seu primeiro revés no ano.