Topo

Espanhol - 2019

Após quase quatro anos e 13 títulos, Barcelona anuncia saída de Guardiola

Pep Guardiola deixa o comando do Barcelona após quatro anos - REUTERS/Sergio Carmona
Pep Guardiola deixa o comando do Barcelona após quatro anos Imagem: REUTERS/Sergio Carmona

Do UOL, em São Paulo

27/04/2012 08h35

Depois de muita especulação, o Barcelona anunciou nesta sexta-feira a saída de Pep Guardiola. O técnico decidiu não renovar seu contrato, que acaba ao final da atual temporada. O clube espanhol agradeceu o treinador, que deixa o comando da equipe após quase quatro anos e 13 títulos. 

GUARDIOLA JUSTIFICA DECISÃO DE DEIXAR O BARÇA: "O TEMPO DESGASTA TUDO"

  • Pep Guardiola confirmou as especulações e anunciou nesta sexta-feira sua saída do Barcelona em entrevista coletiva ao lado do presidente Sandro Rossel e do diretor técnico Andoni Zubizarreta. O treinador justificou a sua decisão e disse que o “tempo desgasta tudo”.

"Informo que Guardiola não continua como treinador do Barcelona na próxima temporada. Obrigado, Pep, por ter nos apresentado um modelo de futebol que nunca mais pode ser questionado. Obrigado, Pep, por ter sido o melhor treinador da história do clube", disse o presidente Sandro Rosell, do Barcelona.

"Não é uma situação muito fácil para mim. Vou tentar explicar o que sinto. (...) Comunico uma decisão que tomei faz tempo", afirmou Guardiola na entrevista coletiva, que ainda comandará o time catalão nos últimos jogos do Campeonato Espanhol e na final da Copa do Rei. Treinador das bases do Barcelona, Tito Vilanova vai assumir o comando do clube na próxima temporada. 

Apesar de revelar que Guardiola comunicou sua decisão em dezembro, o presidente Sandro Rossel revelou que manteve a esperança até essa semana que o treinador mudasse de ideia e continuasse na Catalunha. "A esperança é a última coisa que perdemos nessa vida", argumentou.

Antes mesmo da entrevista coletiva do treinador, a imprensa espanhola já dava como certa a sua saída. Segundo o jornal Marca, Guardiola se reuniu com os jogadores na manhã desta sexta-feira e comunicou a sua decisão: “Meninos, deixarei o Barça”,teriam sidos as palavras do técnico.

A saída de Guardiola ganhou força após os recentes resultados do Barcelona. Em uma semana, o time catalão perdeu o clássico para o Real Madrid em casa e viu o rival ficar com a mão da taça do Espanhol, e caiu na semifinal da Liga dos Campeões para o Chelsea.

Guardiola chegou ao Barça em junho de 2008 para substituir o holandês Frank Rijkaard e deu início a uma das fases mais vitoriosas da história do clube da Catalunha. A filosofia de jogo adotado pelo técnico encantou o mundo e passou a ser espelho para os demais clubes.

TITO VILANOVA: DE DEDO NO OLHO A TUMOR

Pelo menos no que se refere à rivalidade com José Mourinho, o novo treinador do Barcelona Tito Vilanova já segue os passos do tutor Pep Guardiola. Em agosto do ano passado, Vilanova foi atingido pelo português com uma dedada no olho durante confusão em partida válida pela Supercopa da Espanha.

Em novembro, Vilanova teve de ser operado por causa de um tumor na glândula parótida, próxima à mandíbula. Mourinho, na ocasião, manifestou seu apoio pela recuperação do rival.

Assistente de Guardiola durante quatro anos, Vilanova terá sua primeira experiência em uma equipe principal.

BARÇA TV HOMENAGEIA GUARDIOLA