Topo

Espanhol - 2019

Messi faz três e atinge marca histórica em vitória do Barça, que acaba como vice-campeão

Lionel Messi, do Barcelona, passa por seu compatriota Demichelis, do Málaga - Luis Gente/AFP Photo
Lionel Messi, do Barcelona, passa por seu compatriota Demichelis, do Málaga Imagem: Luis Gente/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

02/05/2012 16h53Atualizada em 02/05/2012 18h56

Com três gols do argentino Lionel Messi e que lhe renderam recorde, o Barcelona goleou o Málaga, por 4 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Camp Nou, mas ficou apenas com vice-campeonato do Espanhol.

Com o resultado, a equipe catalã foi a 87 pontos, sete menos do que o líder Real Madrid, que hoje venceu o Athletic Bilbao, por 3 a 0, e se sagrou campeão, com duas rodadas de antecedência.

Um tropeço hoje contra o Málaga já poderia gerar uma festa antecipada do Real e a conquista do título antes mesmo de entrar em campo. A coroação, no entanto, era só questão de tempo.

HOMENAGEM A GUARDIOLA

  • Foi o 1º jogo de Guardiola em Barcelona após anunciar saída; técnico recebeu homenagens

Maior vencedor da história do Espanhol, o time da capital não conquistava o campeonato desde a temporada 2007/08. O Barcelona era tricampeão.

O Barça agora só pode conquistar este ano a Copa do Rei, em que fará final contra o Athletic Bilbao.

Os três gols de Messi o deixam com 68 na temporada, um a mais do que o alemão Gerd Mueller na temporada 1972/73 pelo Bayern de Munique. A marca do argentino é a maior já atingida por um jogador em uma mesma temporada.

O time da casa abriu o placar aos 13min. Depois de escanteio cobrado da direita, Messi passou para Iniesta, que, da entrada da área, tocou para Puyol finalizar: 1 a 0.

O Barça teve boas oportunidades para ampliar, mas acabou levando o gol de empate em um dos poucos contra-ataques do Málaga. Aos 25min, Jesús Gámez cruzou da direita, e Rondón se antecipou a Puyol para mandar para o fundo do gol.

Mas Gámez, que deu assistência para o empate, derrubou Iniesta na área, aos 33min, e o árbitro assinalou pênalti. Messi cobrou e virou.

Na segunda etapa, Messi ainda fez outros dois, aos 13min, também de pênalti, e aos 18min, em um belo gol. Ele tirou Demichelis da jogada, tocou sutil por cima do goleiro Kameni na entrada da área e, sozinho, empurrou a bola para o fundo das redes.