Topo

Espanhol - 2019

Messi faz dois e Barcelona inicia 'nova era' com goleada sobre Real Sociedad

Lionel Messi comemora um de seus gols sobre a Real Sociedad, no Camp Nou - AFP PHOTO / JOSEP LAGO
Lionel Messi comemora um de seus gols sobre a Real Sociedad, no Camp Nou Imagem: AFP PHOTO / JOSEP LAGO

Do UOL, em São Paulo

19/08/2012 17h48

Uma nova era foi iniciada neste domingo no Barcelona. O jogo contra a Real Sociedad, no Camp Nou, marcou a estreia do ex-auxiliar de Pep Guardiola, Tito Vilanova, no comando da equipe catalã. Mas dentro de campo, pouca coisa mudou. A posse de bola característica (70% ao final do jogo) e o show particular de Messi seguiram no repertório e marcaram a goleada de 5 a 1 dos donos da casa, na rodada de abertura do Campeonato Espanhol.

NOVIDADE NO TÚNEL DE ACESSO

  • O Barcelona aproveitou o verão de férias no futebol europeu para realizar algumas mudanças No Camp Nou. Antes de entrarem em campo para enfrentar a Real Sociedad, os jogadores puderam se encontrar nas paredes do túnel de entrada para o campo, que agora conta com imagens dos ídolos do clube, campeões de quase tudo na temporada 2010/2011.

O Barcelona inicia a Liga das Estrelas com a missão de retomar a soberania no futebol espanhol, já que o rival Real Madrid levou a melhor na temporada passada e levantou o caneco. E nada melhor do que largar na frente na primeira rodada. Enquanto o Barça somou três pontos, os merengues tropeçaram em casa e não saíram de um empate por 1 a 1 com o Valencia.

Foram necessários apenas três minutos para o Barcelona fazer seu primeiro gol da temporada. E ele saiu de forma pouco usual: de cabeça. Xavi cobrou escanteio da direita e Puyol testou firme no canto direito do goleiro Bravo. 1 a 0 no Camp Nou. Mas a vantagem no placar durou pouco. Aos 9min, Castro recebeu passe nas costas da defesa, entrou livre na área e chutou forte no ângulo direito.

Mas foi apenas um susto. Tanto é que o Barcelona precisou de apenas cinco minutos para abrir 3 a 1 sobre a Real Sociedad. E duas vezes com Messi. No primeiro, ele recebeu passe de Pedro dentro da área, se livrou da marcação de dois adversários e bate colocado no canto direito de Bravo. No outro, o camisa 10 aproveitou cruzamento da esquerda de Tello e bateu de primeira, rasteiro.

A partir daí, o Barcelona tirou o pé, mas mesmo assim fez mais um. Pedro recebeu cruzamento na segunda trave e apareceu completamente livre para finalizar rasteiro no canto direito e aumentar ainda mais o placar no Camp Nou. 4 a 1 em apenas 45 minutos de partida.

Já na etapa final, apenas um gol, mas muito especial. David Villa, que voltava à equipe depois de um longo tempo afastado por conta de uma grave lesão na perna esquerda, recebeu de Iniesta dentro da área e, justamente com a perna esquerda, de primeira, bateu com categoria no canto esquerdo, sem chances para Bravo. Após o gol, muita comemoração e cartão amarelo para o camisa 7 por tirar a camisa.

REAL MADRID TROPEÇA NA ESTREIA DIANTE DO VALENCIA

O Real Madrid iniciou neste domingo a caminhada em busca do bicampeonato espanhol, mas não teve a estreia esperada no Santiago Bernabeu. Contra o Valencia, terceiro colocado nas duas últimas edições do torneio, os mandantes não criaram muito e pararam na defesa adversária, empatando por 1 a 1, com gols de Higuaín e do brasileiro Jonas.

Outro brasileiro que poderia ter jogado, Kaká assistiu ao jogo do banco e ainda tem seu futuro indefinido do clube de Madrid. O Real começou o jogo pressionando os visitantes. Cristiano Ronaldo e Di Maria arriscaram duas vezes de fora da área em menos de 3 minutos, mas os chutes foram pra fora.