Topo

Espanhol - 2019

Messi marca de pênalti, Barcelona não encanta e só empata com Valencia no Espanhol

Lionel Messi gesticula durante partida do Barcelona contra o Valencia - Alberto Saiz/AP Photo
Lionel Messi gesticula durante partida do Barcelona contra o Valencia Imagem: Alberto Saiz/AP Photo

Do UOL, em São Paulo*

03/02/2013 17h53

O Barcelona apenas empatou por 1 a 1 com o Valencia, em duelo bastante disputado no estádio de Mestalla, em Valencia, neste domingo, pela 22ª rodada do Campeonato Espanhol. Lionel Messi marcou de pênalti o gol dos visitantes, mas nem por isso teve atuação com as quais os torcedores catalães se acostumaram.

Não só ele, mas o time todo esteve um pouco abaixo do comum e não conseguiu encantar. Apesar disso, o jogo foi bastante movimentado e com muitas chances de gol. O Valencia jogou fechado e conseguiu tirar um ponto do Barcelona, o que vem sendo uma tarefa bastante difícil nesse Campeonato Espanhol.

Mesmo com o empate, o Barça segue líder absoluto, com 59 pontos e 9 de vantagem sobre o segundo colocado Atlético de Madri, que venceu Betis por 1 a 0, fora de casa, e diminuiu a diferença. O Real Madrid, que perdeu ontem para o Granada, com gol contra de Cristiano Ronaldo, é o terceiro, com 43. Já o Valencia é apenas o sétimo, com 34 pontos e segue na briga pela classificação à Liga Europa ou até mesmo para a Liga dos Campeões.

O Barcelona começou a partida dominando o meio campo e com muita posse de bola, como já é de costume para o time catalão nos últimos anos. Apesar do domínio, o Barça não chegava com tanta autoridade no ataque e pouco finalizava na meta do goleiro Guaita. Pelo lado do Valencia, que se fechou na defesa, os contra-ataques tornaram-se a principal arma da equipe, que conseguia assustar Victor Valdés.

A estratégia dos donos da casa deu certo. Aos 32 minutos, o atacante argentino Éver Banega, que, segundo a imprensa espanhola, foi multado pelo clube após chegar atrasado a um treino e apresentando sinais de embriaguez, fez um belo gol e colocou o Valencia na frente do marcador.

Só que a felicidade dos torcedores não durou muito. Cinco minutos depois, o atacante Pedro foi atropelado dentro da área por João Pereira e sofreu um pênalti claro. Lionel Messi foi para a batida, e com a classe de sempre empatou a partida em 1 a 1. O resultado não assustou o Valencia, que continuou apostando na tática de jogo e quase fez o segundo no último minuto da primeira etapa.

Na volta do vestiário, o cenário continuou igual. Os treinadores decidiram permanecer com os mesmo jogadores em campo. Maos aos poucos, e por incrível que pareça, o Valencia decidiu se arriscar um pouco mais e o jogo ficou bastante aberto. Ambas as equipes começaram a desperdiçar boas chances. Pelo lado do Barça, Messi, Villa e Fábregas perderam boas chances, pelo Valencia foi o atacante Soldado que não conseguiu recolocar sua equipe a frente do placar.

A partida terminou mesmo empatada por 1 a 1. Resultado razoável para as duas equipes. O Barcelona segue líder com sobras e o Valencia, na sétima posição, continua firme na briga por uma vaga nas competições europeias.

*Atualizada às 20h08