Topo

Espanhol - 2019

Barcelona leva empate nos acréscimos e perde chance de ser campeão antes de encarar Bayern

Lionel Messi comemora seu gol pelo Barcelona contra o Athletic - EFE/Miguel Toa
Lionel Messi comemora seu gol pelo Barcelona contra o Athletic Imagem: EFE/Miguel Toa

Do UOL, em São Paulo

27/04/2013 14h55

O Barcelona pensava em conquistar ainda neste sábado a taça do campeonato espanhol, para poder esquecer por alguns dias a "crise" que se instalou no Camp Nou desde a goleada sofrida para o Bayern, por 4 a 0, nas semifinais da Liga dos Campeões. Mas não conseguiu: apesar de golaço de Messi, o Barça levou o empate do Athletic Bilbao nos acréscimos, ficou no 2 a 2 e, independentemente do resultado do Real Madrid no clássico contra o Atlético, não será campeão nacional neste final de semana.

A equipe catalã, agora, tem 85 pontos. Como o Real Madrid possui 71, mesmo que perca o clássico da capital espanhola ainda terá chances matemáticas de título, já que restam ainda cinco rodadas no torneio. 

O balde de água fria sofrido nos acréscimos desanima ainda mais Lionel Messi e companhia, que precisarão encontrar forças para golear o Bayern de Munique, no meio de semana, por pelo menos 4 a 0, placar que levaria o confronto para a prorrogação. Enquanto isso, na Alemanha, o Bayern, já campeão, venceu o Freiburg, por 1 a 0, e descansou seus titulares para o duelo pela Liga dos Campeões.

Naa partida deste sábado, o Athletic Bilbao segurava o 1 a 0 até os 22 min. do segundo tempo, com gol de Laskurain. Até que Lionel Messi acordou e fez um golaço: passou por três marcadores com diversos dribles curtos e tocou no canto direito do goleiro.

Três minutos depois, Alexis Sanchez virou o placar e a vitória que poderia fazer com que o Barcelona entrasse na partida contra o Bayern já campeão.

Nada se modificou até os acréscimos. Mas a pressão em San Mamés foi grande e, com o apoio da fanática torcida basca, o Athletic se salvou: Herrera anotou o gol e decretou o 2 a 2 como placar final.

Enquanto o Barcelona segue líder e em crise, o Athletic foi a 37 pontos, na 14ª posição, e se afastou um pouco mais da zona de rebaixamento.