Topo

Espanhol - 2019

Neymar brilha, marca e é aplaudido em vitória do Barça sobre o Real Madrid

Do UOL, em São Paulo

26/10/2013 15h49

Neymar começa a cair cada vez mais nas graças da torcida do Barcelona. Depois deste sábado, já deve ter aumentado ainda mais seu crédito com os torcedores ao decidir e marcar um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o arquirrival Real Madrid, no Camp Nou, em jogo válido pelo Campeonato Espanhol.

Foi o quarto gol em jogo oficial pelo time catalão desde que chegou no meio do ano, sendo o sexto no total, se levar em conta os amistosos. O outro gol foi uma verdadeira pintura, por cobertura, de Alexis Sanchez. O chileno entortou Varane e tocou por cima do goleiro.

O brasileiro foi bem mais acionado do que o comum e fez até com que Messi tivesse discreta atuação, sem ser tão procurado pelos armadores da equipe como de costume.

Neymar foi substituído aos 38min da segunda etapa e saiu ovacionado pela torcida, que ficou de pé para aplaudir o camisa 11 no momento que dava lugar a Pedro.

O Real Madrid saiu do jogo reclamando muito de dois pênaltis polêmicos não marcados a seu favor, um em cima de Cristiano Ronaldo, no segundo tempo, e outro em uma bola que bateu na mão do brasileiro Adriano.

A vitória levou o Barcelona a 28 pontos, na liderança isolada, quatro pontos acima do segundo colocado, Atlético de Madrid, que tem um jogo a menos. O Real parou nos 22.


O jogo

Para o jogo deste sábado, o técnico do Barcelona, Tata Martino, decidiu reforçar o meio-campo e desfez o esquema com três atacantes. Fábregas entrou na vaga de Alexis Sanchez para ajudar Xavi e Iniesta na missão de municiar Neymar e Messi.

O Real veio mais cauteloso. O criticado centroavante Benzema saiu do time para ceder vaga ao jogador mais caro do mundo, o galês Gareth Bale.

A mudança azul-grená foi a que deu mais certo. O Barça abusou da tradicional troca de passes e ficava com a bola como se fosse criança que não larga um brinquedo. O rival madrileno apenas corria atrás para tentar desarmes e fazer lançamentos diretos.

 


Com Cristiano Ronaldo e Bale pouco inspirados na frente, o Barcelona roubava a bola com rapidez e saía em bloco. Tentava confundir o rival com Neymar e Messi em alguns momentos saindo de seus lados e penetrando pelo meio ou invertendo as posições.

Mas foi na ponta esquerda, onde tem atuado, que o ex-jogador do Santos soube aproveitar a primeira grande chance que teve. Aos 18min, recebeu bola dentro da área e foi rápido no raciocínio. Dominou a bola e percebeu o espaço para arriscar o arremate. Caminhou alguns passos e colocou a bola com um leve toque no canto esquerdo de Diego López.

O Barcelona chegava fácil e poderia ter ampliado ainda na primeira etapa. Mas erros nos passes finais e nas finalizações impediram que o time marcasse o segundo gol. Neymar foi mais acionado até do que Messi. Mas, apesar do gol, o brasileiro perdeu muitas das bolas que recebeu. Já o argentino ficou muito apagado, bem marcado por Pepe.

O Real tinha dificuldades e chegou apenas uma vez com perigo. Aos 43min, Khedira arriscou chute e obrigou Valdéz a fazer grande defesa.

Na segunda etapa, o Real colocou Benzema no lugar de Bale passou a sufocar o rival. O Barcelona diminuiu um pouco o ímpeto, mas Neymar melhorou e era perigoso nos contra-ataques.

O camisa 11 participou de boas tabelas, sofreu faltas dura e por pouco não ampliou aos 9min. Em rápido contra-golpe, foi lançado em profundidade, ganhou na corrida de Varane e obrigou Diego Lopez a fazer grande defesa.

Mas o Real era perigoso e respondeu quatro minutos depois. Cristiano Ronaldo partiu da esquerda e obrigou o goleiro do time catalão a fazer bela defesa. Aos 26min, Benzema arriscou de fora e chutou no travessão. 

Mas, aos 32min, o Barcelona foi certeiro no contra-ataque. Alexis recebeu passe de Neymar, entortou Varane e viu Diego López adiantado. Tocou com classe por cima do arqueiro espanhol e praticamente definiu o jogo.

Depois disso, o Real Madrid lutou e não se entregou. Chegou a marcar aos 46min, em bela jogada de Cristiano Ronaldo, que tocou para Jesé descontar. Mas não houve tempo para conseguir o empate.