Topo

Espanhol - 2019

Sem Neymar, Messi desencanta depois de três jogos e Barcelona vence

Do UOL, em São Paulo

20/04/2014 17h51

O Barcelona entrou vaiado no gramado e, por boa parte do jogo, parecia que os protestos aumentariam na saída de campo, já que, até os 27 minutos do segundo tempo, o time perdia. Porém, bastaram três minutos para Pedro e Messi marcarem e aliviarem a pressão sobre a equipe. Os gols garantiram a vitória por 2 a 1 sobre o Athletic de Bilbao e, de quebra, encerrou uma sequência de três derrotas.

Apesar de não contar com Neymar, que se contundiu na última partida, o ponto positivo para o Barcelona foi a volta do "velho" Messi. Mais ativo, o argentino buscou as jogadas e marcou depois de três jogos em branco.

O Barcelona pressionou desde o começo da partida e teve diversas oportunidades, mas o lance que mais chamou a atenção no primeiro tempo foi uma bicicleta do atacante Aduriz, do Athletic de Bilbao, que explodiu na trave. O Barça também acertou uma bola na trave com Alexis Sanchez, mas as equipes foram para os vestiários sem mexer no placar.

Esse panorama, no entanto, mudou logo aos 4min. O Athletic de Bilbao abriu o placar com Aduriz, que aproveitou uma falha da zaga do Barcelona para, de fora da área, superar o goleiro Pinto.

A catástrofe que seria o Barcelona perder o quarto jogo consecutivo começou a ser evitada com Pedro. Aos 27min, Dani Alves fez jogada pela direita, Sanchez não conseguiu marcar, mas o atacante espanhol, sim. Três minutos depois, Messi, de falta, tratou de espantar a zebra.

Nos acréscimos, o Athletic quase complicou os donos da casa, mas o argentino Mascherano deu um carrinho heroico e salvou o que fatalmente seria o gol de empate.

Além de quebrar a marca negativa, a vitória ainda deixa o Barcelona com uma ponta de esperança em relação ao título do Espanhol. O time catalão chegou a 81 pontos e ocupa a segunda colocação. O Real Madrid tem 79 pontos, mas tem um jogo a menos, já que descansou nessa rodada por conta do seu confronto pela Liga dos Campeões. O líder, restando quatro rodadas para o fim da competição, é o Atlético de Madri, que está com 85 pontos.