Topo

Espanhol - 2019

Jogador de time espanhol dança para responder a insultos racistas

Do UOL, em São Paulo

04/05/2014 15h00

A confusão quase que generalizada no final do jogo entre Atlético de Madri e Levante neste domingo - após a derrota dos líderes do Espanhol por 2 a 0 - se iniciou após insultos racistas proferidos pela torcida colchonera. Esta foi a justificativa do volante senegalês Papa Diop, que chutou a bola para a arquibancada, comemorou efusivamente e dançou em frente aos seus agressores.

"Me chamaram de macaco, eu virei e imitei um macaco", explicou o volante. "Estou cansado disso. E faz tempo. É um tema que tem me afetado muito. Ia bater um escanteio e parte da torcida do Atlético começou a fazer gritos de macaco. Para responder, comecei a dançar, mas não insultei ninguém", afirmou Diop, em entrevista reproduzida pelo jornal espanhol Marca.

Só que a resposta do camisa 23 do Levante perante aos 8 mil visitantes irritou o zagueiro uruguaio Godín, que partiu para cima e iniciou um empurra-empurra entre os jogadores. Precisou Diego Costa retirar Diop que aparentava estar transtornado com a proporção que tomou sua atitude.

"Não tenho nada contra a torcida do Atlético, porque só uma parte gritou. Me parece uma falta de respeito que se produz em todos os campos. É uma provocação. Não sei se podemos chamar de racismo, mas temos que acabar com os gritos de macaco", analisou.

Esta é a segunda semana seguida que a Espanha é palco de episódios como esse. No último domingo, em um jogo do Barcelona, torcedores do Villarreal atiraram uma banana quando o lateral direito Daniel Alves ia cobrar um escanteio. O brasileiro ignorou a ofensa, descascou e comeu a banana.

O torcedor que atirou a banana foi identificado pelo Villarreal, foi banido do estádio El Madrigal, acabou sendo detido e depois liberado pela polícia.

Enquanto isso, a postura de Dani Alves gerou uma grande repercussão nas redes sociais: celebridades passaram a posar ao lado de bananas usando a tag que dizia "somos todos macacos". Pouco tempo depois, se descobriu que o slogan fora pensado por uma agência de publicidade.