Topo

Espanhol - 2019

Neymar convive com dores, mas sofre pressão no Barça para jogar final

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

14/05/2014 08h57

Neymar ainda tem o pé esquerdo lesionado, se queixa de dores no local, mas encara enorme pressão para que esteja disponível no jogo decisivo do Campeonato Espanhol, diante do Atlético de Madrid, sábado, no Camp Nou. O Barcelona espera por evolução do quadro, além de um sacrifício do atacante para sentar no banco de reservas.

O cenário atual é pessimista. Neymar sequer consegue treinar com a bola por reclamar de dor no pé ao calçar a chuteira. Só que a importância da partida e o receio de ser visto como jogador de “corpo mole” o fazem acelerar o tratamento.

Em uma demonstração de esforço, Neymar já pulou etapas do tratamento, e passou a conciliar fisioterapia com treinamentos físicos. A informação vinda do pai, Neymar da Silva, é de que o desejo do atacante em jogar a final é grande. Já o Barcelona comunica que espera por testes com bola até sexta-feira, e ainda uma avaliação decisiva horas antes da partida.

Neymar tem um edema no quarto metatarso do pé esquerdo e já reclamava de dores no local há algum tempo. Antes da final da Copa do Rei, quando se lesionou na derrota para o Real Madrid por 2 a 1, no dia 16 de abril, chegou a realizar exames que não apontaram nenhuma lesão. 

A previsão de recuperação dada na época foi de um mês. Desde então, o atacante passou a realizar tratamento fisioterápico em dois períodos no Camp Nou. Só que a falta de crença no clube de que o time chegaria com condições de título na última rodada do Campeonato Espanhol o deixavam com pequena pressão.

A proximidade da Copa do Mundo também impulsionou a pressão atual. Ele e até mesmo o ídolo Lionel Messi já foram acusados por torcedores de estarem priorizando a preparação para a disputa no Brasil. Na época em que se lesionou, Neymar trocou a foto do perfil no Twitter em que usava a camisa do Barcelona para uma com o uniforme da seleção brasileira, e assim, foi vítima de diversas críticas da torcida do Barça.

O cenário atual no Campeonato Espanhol deixou o jogador ainda mais pressionado. Só que ele não conseguiu participar dos dois treinamentos do time realizados nesta semana.

“Não sou eu que decido qualquer coisa sobre jogadores lesionados. Ainda estamos na quarta-feira e temos três dias até o jogo. Vamos ver como o Neymar vai se encontrar, pois é claro que é um jogador muito importante para a gente”, disse o meia Xavi, quando perguntado sobre a perspectiva de ver Neymar em campo.

A imprensa catalã já aposta em um time com Alexis Sánchez, Messi e Pedro no ataque. Neymar figura como opção no banco de reservas, mas para jogar poucos minutos caso o Barça não esteja vencendo. O Barcelona precisa vencer o Atlético de Madrid no Camp Nou para ficar com o título. Outro resultado deixa o time adversário como campeão.