Topo

Espanhol - 2019

Campeonato é Espanhol. Mas poderia ser a Libertadores da América

AP Photo/Emilio Morenatti
Imagem: AP Photo/Emilio Morenatti

Do UOL, em São Paulo

22/08/2014 15h58

O chileno Alexis Sánchez foi para o Arsenal, mas o Campeonato Espanhol, que começa neste fim de semana, continua repleto de craques sul-americanos. Quer a prova? Olhe o ataque do Barcelona. Luis Suárez, a grande novidade, nasceu no Uruguai. Neymar, no Brasil. E Messi na Argentina. Até mesmo o Real Madrid entrou na dança, com o colombiano James Rodríguez.

Messi, agora vice-campeão mundial, segue em alta

O argentino encara a nova temporada para esquecer a temporada passada. Ele foi vice-campeão mundial com a Argentina, mas, fora isso, nada deu muito certo na temporada passada. O Barcelona não ganhou a Liga dos Campeões nem o Campeonato Espanhol. E Cristiano Ronaldo ainda foi eleito o melhor do mundo.

O primeiro objetivo do argentino deve ser quebrar o recorde de gols marcados na Espanha. Com 243 tentos, ele está perto de Telmo Zarra, do Athletic Bilbao, que balançou as redes 251 vezes de 1940 a 1955 no Campeonato Espanhol.

Temporada de afirmação para Neymar

Ao lado do argentino estará o maior nome do futebol brasileiro. Neymar chega ao Barcelona para apagar o pesadelo da Copa do Mundo. A seleção brasileira foi massacrada por 7 a 1 pela Alemanha nas semifinais e o atacante nem entrou em campo, após fraturar uma vértebra ao ser atingido por uma joelhada do colombiano Zuñiga nas quartas de final.

Um mês depois da lesão, Neymar voltou aos campos na última segunda-feira, na vitória por 6 a 0 sobre o León, do México, no Troféu Gamper. O ex-santista mostrou boa forma, anotando dois golaços, um por cobertura e outro de calcanhar, e dando passe para outro, marcado por Messi. Os dois craques mostraram entrosamento, o que raramente acontecia na temporada passada – com o tornozelo machucado, porém, ele é dúvida para a estreia do Barça no domingo (24) contra o Elche.

E Suarez, quando vai estrear?

Para seguir falando de Barcelona, o time fez a aposta mais ousada da Espanha na temporada: por mais de 80 milhões de euros, contratou o atacante uruguaio Luis Suárez, que só poderá fazer sua estreia em jogos oficiais em outubro por conta da suspensão que levou pela mordida no italiano Chiellini durante a Copa.

Quando 'Luisito' tiver condições de jogar, contudo, o trio com Neymar e Messi tem tudo para tirar o sonho das defesas adversárias.

Real Madrid, argentino, brasileiro e colombiano

No Real Madrid, a força sul-americana ainda precisa conquistar seu espaço. O brasileiro Marcelo perdeu a vaga de titular para o português Fábio Coentrão por causa de lesões. E o argentino Ángel Di María, uma das estrelas do time na temporada passada, foi bem na pré-temporada a na Supercopa da Espanha, mas dificilmente seguirá no time.

O responsável por isso é o colombiano James Rodríguez, artilheiro da última Copa do Mundo, com seis gols marcados. Contratado por mais de 80 milhões de euros junto ao Mônaco, ele parece ter empurrado o argentino para fora, mas ainda tem de achar um lugar no ataque do Real que já tem Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo – lembrando que o time contratou também o alemão Toni Kroos.

Revelações e goleiros sul-americanos, também

No gol, as novidades também vem da América do Sul – e cercanias. Três goleiros latino-americanos que brilharam na última Copa encontraram novos clubes na Espanha. O costa-riquenho Keylor Navas vai brigar pela vaga de titular de Casillas no Real Madri. O chileno Claudio Bravo deve ser o eleito para substituir Valdez no Barcelona e o mexicano Guillermo Ochoa será o titular do Málaga.

As promessas do torneio também são do continente. O colombiano Carlos Bacca (Sevilla), o mexicano Carlos Vela (Real Sociedad) e seu compatriota Giovani Dos Santos (Villarreal) foram bem na temporada passada e podem seguir em alta.

De volta ao Barcelona, depois de um empréstimo ao Celta de Vigo, o meia brasileiro Rafinha Alcântara (filho de Mazinho e irmão de Thiago, do Bayern de Munique, que defende a seleção espanhola) é outro candidato a revelação. Enquanto Suarez não estreia, ele deve ser usado como "falso 9" pelo novo técnico Luis Enrique.

Já o Valencia contratou outro hispano-brasileiro, o atacante Rodrigo, de 23 anos, que acaba de conquistar a tríplice coroa (Campeonato Português, Taça da Liga e Taça de Portugal) com o Benfica.