Topo

Espanhol - 2019

Sem show, Real estreia com vitória no Espanhol

Do UOL, em São Paulo

25/08/2014 16h48

Três dias após perder a Supercopa da Espanha para o Atlético de Madri, o Real Madrid estreou no Campeonato Espanhol. As mesmas falhas da derrota para o rival de cidade foram vistas contra o Córdoba, nesta segunda-feira, mas o pequeno clube não conseguiu aproveitá-las da mesma maneira que o Atlético. Assim, o Real conseguiu vencer por 2 a 0, gols de Benzema e Cristiano Ronaldo. Mas sem dar show, apesar de escalar todos os seus astros.

O 1° gol saiu após escanteio cobrado por Kroos, um dos reforços para a temporada. Benzema cabeceou e abriu o caminho para o triunfo. Cristiano Ronaldo, no final, acertou chute rasteiro de longe: 2 a 0. Três pontos certos, mas futebol pouco vistoso. O Real tem muito o que melhorar e arrumar para conseguir repetir a glória da última temporada.

Fases do jogo: O Atlético de Madri deu a dica na última sexta, ao jogar contra o Real marcando o mais forte possível e sem aceitar que o rival ficasse trocando bola no campo de ataque. O Córdoba entendeu isso e repetiu a ação. O que faltou para o pequeno clube foi a precisão na finalização, pois o contra-ataque saiu com certa constância.

Como o Córdoba não aproveitou sua chances, apesar de assustar Casillas, Benzema fez seu papel: gol típico de centroavante. Novamente o meio formado por Modric, Bale, Kroos e James Rodriguez não teve boa atuação. Cristiano Ronaldo esteve apagado, apesar do gol. Mas o resultado saiu. É o que importa para o começo de temporada: não ficar para trás de Barcelona e Atlético, seus prováveis rivais na briga pela taça.

O melhor: Albert Ferrer - O técnico do Córdoba não se intimidou com o fato de treinar uma equipe que voltava à primeira divisão da Espanha após 42 anos em um jogo no Santiago Bernabéu lotado. Fez seu time marcar pressionando o meio de campo do Real e só não saiu com resultado melhor porque teve um gol anulado (corretamente) e seus atacantes só não venceram Casillas por pouco.

Chave do jogo: O Córdoba mostrou, assim como o Atlético na Supercopa, que o Real tem dificuldades em segurar o contra-ataque rival. Chegou a ter um gol anulado na segunda etapa, mas não conseguiu ser preciso nas finalizações. Carlo Ancelotti precisa pensar em como segurará rivais que saibam puxar contra-ataques em velocidade. O meio sem volantes de ofício parece não funcionar na defesa.

Para lembrar: O Córdoba voltou à primeira divisão do Campeonato Espanhol após 42 anos. O Eibar, que estreou com vitória sobre a Real Sociedad, é estreante. Ano de novidades no Espanhol.