Topo

Espanhol - 2019

Neymar entra no 2º tempo, mas vê outro jovem brilhar em vitória do Barça

Do UOL, em São Paulo

31/08/2014 15h48

Neymar voltou a jogar. Neste domingo, o atacante foi convocado para a partida do Barcelona contra o Villarreal após ficar fora da primeira rodada do Campeonato Espanhol por causa de uma lesão no tornozelo. Porém, o atacante brasileiro teve de se contentar com poucos minutos: foi colocado pelo técnico Luis Enrique no banco de reservas e só entrou durante o segundo tempo. Sem grande brilho, o Barcelona abriu o placar no fim da partida e venceu por 1 a 0 com destaque para outro jovem: Sandro Ramírez, de 19 anos, entrou no lugar de Pedro e marcou após jogada de Messi.

No lugar de Neymar, quem jogou mais uma vez jogou como titular foi o jovem Munir El-Haddadi. No entanto, a atuação do espanhol com ascendência marroquina passou longe do nível da última e desapontou. A titularidade de Neymar não está ameaçada – não por Munir – enquanto o uruguaio Luis Suárez não puder jogar.

As primeiras chances do Barcelona foram com Lionel Messi. O argentino apareceu em posição de finalizar algumas vezes, mas não conseguiu balançar as redes.

O time do técnico Luis Enrique apresenta um futebol mais parecido com o original de Pep Guardiola no Barcelona do que com as variações com os sucessores Tito Vilanova, falecido, e Tata Martino, agora técnico da seleção argentina. O atual treinador do Barça armou o time com Daniel Alves – mais uma vez titular – e Jordi Alba pelas laterais, ofensivos, e Piqué e Mathieu na zaga, com liberdade para sair. Busquets fez a proteção à zaga, avançando pouco e Rakitic e Rafinha fizeram as vezes de Xavi e Inieta, menos técnicos, obviamente. Nas pontas, a diferença foi a troca dos pontas: Luis Enrique não colocou Munir, canhoto, pela direita e nem Pedro, destro, pela esquerda. Preferiu a profundidade ao corte para dentro.

Quando Neymar entrou, apresentou nível superior ao de Munir, como esperado, mas perdeu duas chances. No primeiro, talvez na melhor chance do jogo, recebeu passe de Messi após arrancada e acabou travado pelo zagueiro Victor Ruiz ao tentar finalizar. Logo depois, recebeu cruzamento rasteiro de Daniel Alves e pegou mal na bola na hora de finalizar: chutou sem precisão, para cima. Na sequência, o Villarreal conseguiu acertar a trave do goleiro Claudio Bravo, substituto de Victor Valdés, com chute de Pina.

No fim da partida, Sandro Ramírez fez o gol da vitória. O jovem espanhol foi revelado nas categorias de base do Barcelona e promovido à equipe principal nesta temporada. É mais uma opção ofensiva para as pontas, concorrente de Neymar.

Com a vitória, o Barcelona chegou aos seis pontos em dois jogos no Campeonato Espanhol. O Villarreal fica nos três pontos.