Topo

Espanhol - 2019

Atlético bate Real Madrid fora de casa e coloca pressão em astros do rival

Do UOL, em São Paulo

13/09/2014 16h49

Na temporada 2013/2014. o Atlético de Madri conquistou o Campeonato Espanhol e, durante a campanha, empatou um jogo e venceu outro sobre o Real Madrid, seu principal rival. A segunda - e melhor para ele - parte da história se repetiu neste sábado: o Atlético bateu o Real no Santiago Bernabéu e conquistou um 2 a 1 fora de casa. Claro, usando suas principais armas: a bola aérea e os contra-ataques. Cristiano Ronaldo conseguiu diminuir de pênalti, mas foi só - além, é claro, do começo de uma polêmica: Casillas alvo de vaias por parte da torcida.

O resultado, na verdade, é ótimo não só para o Atlético, mas também para o Barcelona, que está na liderança com nove pontos, seis a mais que o Real - o Barça derrotou o Athletic de Bilbao também neste sábado. O Atlético vai a sete e fica na vice-liderança antes dos jogos de domingo. Assim como na última temporada, o Espanhol se encaminha para um duelo: novamente com o Real fora. Claro, há ainda 35 rodadas para que isso mude, mas a adaptação de tantos astros juntos parece prejudicar o time no momento.

Fases do jogo: Na última sexta-feira, Iker Casillas completou 15 anos de sua estreia no Real Madrid. Com 15 anos e um dia de clube, o goleiro passou por momento constrangedor naquele local que chama de casa: levou um gol logo aos 10 minutos, de cabeça de Tiago, após escanteio, e começou a ser vaiado pela própria torcida. Se isso abalou o resto do clube, é impossível dizer, mas é um sinal de que a presença de Keylor Navas no banco começa a pressionar o atual titular. 

Com a pressão claramente viva no estádio, o Real ainda conseguiu empatar 10 minutos depois, com Cristiano Ronaldo batendo pênalti rasteiro, sem chances para Moyá. Mas foi Moyá que começou a se destacar, principalmente ao salvar a virada em cabeçada de Benzema. O Atlético, porém, passou a controlar o jogo no mesmo estilo que vem dando certo desde a temporada passada. Simeone acertou o meio, ao trocar Gabi por arda Turán, e passou a explorar os contra-ataques, anulando o meio estelar do Real (Modric, Kroos, James Rodríguez e Bale).

Na segunda etapa, então, juntou os dois. Armou contra-ataque e, após conseguir lateral, pegou a zaga do Rela desprotegida. Juanfrán cruzou rasteiro, Raúl Garcia fez o corta-luz e Arda Turán bateu forte, no cantinho, para garanti a vitória ao time vermelho e branco.

O melhor: Tiago - O meia português não joga por sua seleção, não é considerado o craque do Atlético e nem tem fama de ser ótimo jogador. Mas, assim como em 2012/2013, é fundamental no esquema de Diego Simeone. Além do gol, é ele quem fecha o meio do Atlético para que Koke, Arda Turán e Raúl Garcia tenham liberdade, além de puxar contra-ataques com habilidade e velocidade.

“Somos um elenco completo, todos têm que estar preparados para jogar 10 ou 20 minutos, como foi com Arda Turán (que fez o gol). Ele teve calma, qualidade, isso faz dele um jogador impressionante”, afirmou o melhor em campo.

O pior: Bale - No meio de semana, Gareth Bale sofreu para dar a vitória ao seu País de Gales sobre a fraquíssima Andorra, pelas Eliminatórias da Euro-2016. Ele fez dois gols - mas o esperado era que sua liderança fizesse Gales golear. Dias depois, ele mostrou que sua fase pode ser suficiente para ganhar de Andorra, mas não para fazer a diferença em jogos contra o principal rival de seu clube. No meio do segundo tempo, deu vaga a Isco, após produzir quase nada pela ponta.

Chave do jogo: Diego Simeone parece entender como ganhar do rival de seu clube. Se o Real joga com quatro meias ofensivos (por mais que Kroos tenha a função de jogar mais recuado), ele escala Tiago como homem de proteção e deixa Gabi (ou Turán), Raúl Garcia e Koke livres para atacar nas costas dos astros rivais. O Real parece ainda não ter percebido isso, mesmo após diversos resultados negativos contra o Atlético na última temporada - lembrando que, apesar do título na Liga dos Campeões, perdia para o adversário até os 49 min. do 2° tempo.

Toque dos técnicos: Trabalhando dentro de seu esquema usual, Simeone percebeu que Gabi não correspondia e o trocou por Turán. Perfeito: foi do turco o gol da vitória. Já Carlo Ancelotti não ousou em suas substituições, tirando Bale por Isco, Benzema por Chicharito e Arbeloa por Varane. Nada que mudasse a apatia da equipe.

Para lembrar: É a primeira vez na história do Espanhol que o Atlético de Madri bate o Real por duas vezes seguidas fora de casa. Na última temporada, venceu por 1 a 0 - em casa, empatou em 2 a 2 e acabou campeão.

Chicharito Hernandéz estreou pelo Real Madrid neste sábado - mas, assim como estava no Manchester United, foi mal, não sendo referência para o ataque do novo clube. Ele havia marcado em sua estreia pelo Chivas Guadalajara, pela seleção mexicana e pelo Manchester. Quebrou a série agora.