Topo

Espanhol - 2019

Neymar marca, mas sai machucado em goleada do Barcelona

Do UOL, em São Paulo

21/09/2014 17h48

O primeiro lugar e com 100% de aproveitamento pega o lanterna e que não marcou um gol sequer na competição. O resultado foi o esperado, goleada de 5 a 0 do Barcelona sobre o Levante em partida da quarta rodada do Campeonato Espanhol. Neymar abriu o placar após passe de Messi e incomodava a defesa adversária até sair lesionado no começo do segundo tempo. A lesão não pareceu séria e ele queria voltar a campo, mas a comissão técnica preferiu poupar o craque.

Com 12 pontos em quatro jogos, o Barça é o primeiro colocado enquanto o Levante permanece em último com um ponto.

Fases do jogo: A partida teve apenas uma fase, controle total do Barcelona. A equipe atuou o tempo todo com a bola no pé e construiu a primeira oportunidade logo aos 2 minutos de jogo. O confronto se concentrava no campo de defesa do Levante que mesmo jogando em casa pouco ameaçava. O domínio do Barcelona era tão grande que o time tinha 80% de posse de bola na primeira meia hora de partida. Mesmo assim, não havia conseguido abrir o placar.

A rede balançou somente aos 34 minutos, quando Neymar conseguiu escapar dos zagueiros e foi lançado por Messi. O atacante brasileiro limpou o goleiro e rolou para o gol. Se o Levante nutria esperanças, elas acabaram na sequência porque Vyntra foi expulso ao cometer pênalti no argentino. Na cobrança, Messi mandou para fora. Mas com um a menos a submissão do Levante ficou ainda mais evidente. Rakitic ainda acertou um belo chute para ampliar a vantagem aos 44 minutos do primeiro tempo.

No começo da segunda etapa um susto. Pedro López caiu sobre o pé esquerdo de Neymar que saiu machucado. Ele queria voltar, mas o técnico preferiu substituir o jogador porque o resultado estava garantido. No restante do confronto, o Barcelona nem acelerou muito e ainda assim construiu a goleada.

O último foi de Messi. O goleiro Jesús fazia a reposição com a mão quando a bola escapou e caiu nos pés do craque na estrada da área. Depois de limpar o zagueiro, ele finalizou com sua marca registrada, a cavadinha.

O melhor: Messi. É verdade que errou um pênalti, mas o argentino deu duas assistências e marcou um gol. Neymar também merece destaque porque atuava muito bem enquanto estava em campo.

O pior: Mathieu. Contratado pela bagatela de 20 milhões de euros, o zagueiro francês não justificou o investimento. Jogando contra um time dominado e que pouco agrediu, foi em cima dele que o Levante construiu as poucas oportunidades de arrematar a gol.

Toque dos técnicos: Luis Enrique agiu bem ao ser prudente e não deixar Neymar continuar na partida depois de se machucar. Com um homem a mais e ganhando por 2 a 0 não havia motivos para arriscar e perder o atleta para confrontos mais importantes no futuro

Para lembrar:

Falta um: Messi está a apenas um gol para completar 400 gols na carreira. Até este domingo ele balançou as redes 357 vezes pelo Barcelona e outras 42 pela seleção da Argentina.

Douglas: Ele foi relacionado para a partida, mas acabou cortado pelo técnico Luis Enrique na última hora e acompanhou o jogo das tribunas