Topo

Espanhol - 2019

Com quatro de Cristiano Ronaldo, Real Madrid goleia com Casillas no banco

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 16h51

Depois de fazer três no fim de semana passada, Cristiano Ronaldo foi às redes quatro vezes e, ainda que dois tenham sido de pênalti, deu a vitória ao Real Madrid. Em um jogo marcado pela ausência de Iker Casillas, capitão do time, que foi para o banco de reservas, o português foi o destaque de novo e comandou a goleada do time merengue por 5 a 1 contra o Elche, pelo Campeonato Espanhol.

O resultado deixa o Real Madrid com nove pontos, na quarta posição, mas com um jogo a mais que todos os seus rivais, que ainda não entraram em campo pela quinta rodada do Espanhol. Mais que a ascensão na tabela, porém, importa ao time de Carlo Ancelotti o fim da instabilidade vivida no início de temporada.

Com a vitória desta terça, o Real emenda a terceira goleada seguida depois de uma dura derrota em casa para o Atlético de Madrid. Nesta sequência, Cristiano Ronaldo e companhia fizeram 5 a 1 no Basel, pela Liga dos Campeões, 8 a 2 no Deportivo, e agora 5 a 1 no Elche.

Para o Elche, restou a reclamação. A equipe reclamou bastante da marcação dos dois pênaltis que ajudaram o Real a vencer o confronto. O primeiro especialmente, foi um "mergulho" de Marcelo, que sequer chegou a ser tocado pelo marcador. Em defesa do time da casa, o pênalti para os visitantes também foi suspeito, tendo origem em um chute involuntário de Cristiano Ronaldo. 

Fases do jogo:
Vencer o modesto Elche não era o grande desafio do Real Madrid de Carlo Ancelotti, que estava mais preocupado em encaixar seu novo time. Os atuais campeões da Liga dos Campeões, apesar das duas goleadas seguidas, ainda tinham de provar que podiam jogar com todas as estrelas recém-compradas juntas.

Para isso, o técnico italiano testou um novo esquema, com Kroos e Illarramendi de volantes, Isco e James Rodriguez completando o meio-campo pelos lados e Bale e Cristiano Ronaldo com liberdade à frente. Ofensivamente, o sistema foi um sucesso.

Aproveitando a estatura dos seus dois atacantes, o Real não deu sossego à defesa do Elche, que passou a maior parte do tempo encalacrada em seu campo. Só que antes de atropelar, o time da casa levou um susto, com o gol de pênalti de Albacar sobre o costarriquenho Navas, que pela primeira vez colocou Iker Casillas no banco.

A reação demorou cinco minutos. Bale e Cristiano Ronaldo (duas vezes), fizeram o Real Madrid virar antes do intervalo. No segundo tempo, ainda que o Elche tenha se assanhado no campo ofensivo, o português fez diferença de novo. Marcou de pênalti e depois completando um belo passe de Bale. 

O melhor: Cristiano Ronaldo. Ele começou o jogo cometendo um pênalti quase involuntário, mas reagiu a tempo. Fez dois antes do intervalo, participou muito do jogo e se isolou como artilheiro do Campeonato Espanhol, agora com nove gols.

O pior: Pellegrin. O zagueiro do Elche vacilou em um momento fundamental do jogo, a disputa de cabeça com Bale que permitiu ao Real empatar o jogo. Daí em diante, sofreu com a potência merengue como todos os seus companheiros: sem conseguir reagir.

Chave do jogo: O volume do Real Madrid. Com talento em todos os seis jogadores do meio-campo em diante, não é difícil para o time espanhol pressionar em busca do gol, que vem naturalmente diante de um time que tem dificuldade para meter medo nos rivais em contra-ataques.

Para destacar:
Casillas no banco:
O rodízio é natural, segundo Ancelotti, mas é sempre simbólico que o capitão do time vá à reserva pouco depois de ser vaiado pela torcida. Com a expectativa que cerca Navas, contratado pela grande Copa que fez na Costa Rica, Casillas pode perder espaço.

Illarramendi: Desde que assumiu a titularidade no novo clube, Toni Kroos vem sendo cobrado para exercer o papel defensivo que Xabi Alonso ocupava, sem sucesso. Ao lado do alemão, Illarramendi foi responsável por um terço das bolas recuperadas pelo Real, o dobro do camisa 8, mostrando que pode ser mais efetivo no setor que Modric.

Na mira do português: Alfredo di Stéfano, ídolo histórico do Real Madrid, comemoraria nesta terça 61 anos de sua estreia no clube se estivesse vivo. Justamente nessa data Cristiano Ronaldo chegou ao 21º “hat-trick” (três gols em um mesmo jogo) pelos espanhóis. Ele está a um do argentino, recordista dos merengues no quesito.