Topo

Espanhol - 2019

Douglas é elogiado pelo Barça, mas não empolga tanto a imprensa espanhola

Do UOL, em São Paulo

24/09/2014 18h48

Em 72 minutos em campo durante a sua estreia, Douglas foi apenas discreto, sem brilhar ou comprometer. Ainda assim, o brasileiro foi elogiado pelo clube catalão no Twitter após o 0 a 0 contra o Málaga. Azar dele que a imprensa local não teve a mesma boa vontade ao avaliar o primeiro jogo do ex-são-paulino.

“Foram bons primeiros 45 minutos para o debutante Douglas. Sólido na direita e sem medo de avançar e apoiar o ataque”, escreveu o Twitter oficial do Barcelona durante o intervalo do jogo, que terminou 0 a 0 em uma jornada não muito boa para o time catalão, que parou na retranca rival e saiu de campo sem vitória pela primeira vez na temporada. 

A avaliação, é verdade, foi feita antes dos momentos mais intensos de Douglas no confronto. Escalado por conta do sistema de rodízio que Luis Enrique está implantando, Douglas teve poucas ações decisivas no primeiro tempo. Arriscou dois cruzamentos rasteiros, deu apenas passes curtos e fez uma única interceptação, passando quase em branco em um confronto muito difícil para o Barcelona até ali.

No segundo tempo, quando o Málaga se engraçou mais no ataque, Douglas passou a ter trabalho. Em um lance no meio da área, ele tentou cortar um cruzamento de forma estabanada e quase fez um pênalti. Em outro, levou uma bronca de Iniesta por tentar um toque de lado quando poderia chutar para longe em um momento de perigo.

Nada demais para quem faz apenas o primeiro jogo em um clube como o Barcelona e nitidamente sofre com a falta de entrosamento. Aos 24 minutos, atrapalhado na marcação, ele tenta um carrinho, acerta o rival e recebe o amarelo. Pouco depois, foi substituído por Adriano, que jogou improvisado na lateral direita. 

Para o diário Sport, de Barcelona, Douglas "não convenceu". Como os demais veículos, a análise foi de que Douglas optou por não se arriscar tanto e apostar em toques de lado com a bola nos pés. Sem ela, sofreu para marcar o Málaga quando foi exigido. Para o Marca e o As, de Madri, o brasileiro foi apenas "discreto", ainda que tenha ficado muito abaixo de Jordi Alba, que atuou com destaque do outro lado do campo.