Topo

Espanhol - 2019

Imprensa espanhola exalta parceria entre Neymar e Messi: "Conjunto de ouro"

Do UOL, em São Paulo

27/09/2014 18h28

"Conjunto de ouro”. Foi assim que o diário Sport, de Barcelona, se referiu à parceria entre Neymar e Messi, exaltada por toda a imprensa espanhola após a goleada do time catalão por 6 a 0 sobre o Granada, pelo Campeonato Espanhol.

A associação entre o brasileiro e o argentino ainda foi chamada de “sociedade”, “parceria”, “binômio perfeito” e “conexão letal”, entre outros termos elogiosos. Com três gols de Neymar e dois de Lionel Messi, a dupla foi destacada em todos os noticiários, embora os recordes do argentino e as atuações de Rakitic e Xavi também tenham disputado atenção da mídia.

O site do Barcelona, por exemplo, destacou a ligação entre os dois jogadores como uma das cinco chaves para a goleada. Uma análise feita pelo próprio clube apontou que, além da parceria, a rotatividade do elenco, a defesa, os gols na hora certa e Rakitic foram as chaves para a vitória, que fez o torcedor esquecer o frustrante empate por 0 a 0 contra o Málaga no meio de semana.

Neymar se destacou principalmente pelo oportunismo. Em um Barcelona que está sofrendo diante de defesas muito fechadas, abrir o placar era fundamental, e o brasileiro fez isso logo no começo do jogo. O Mundo Deportivo, da Catalunha, escreveu que ele fez um “gol afortunado que abriu a muralha do Granada”, que entrou em campo muito recuado.

Para o AS, o segundo “hat-trick” desde a chegada à Espanha fez com Neymar recuperasse o sorriso. O jornal o descreveu como rápido, atrevido, incisivo e eficaz, bem diferente da partida ruim que fez contra o Málaga, quando foi substituído. Para a Gazzetta dello Sport, da Itália, ele foi “matador”.

Só que os três gols não foram a única história do jogo. A imprensa de todo o continente destacou a marca de 400 gols na carreira que Messi atingiu, além de seu talento como assistente. Foi o que fez, por exemplo, o L’Equipe, da França, que exaltou o fato dele ter participado de três gols além dos dois que ele mesmo marcou.

Outro que saiu de campo exaltado foi Rakitic. O croata está cada dia mais sólido no meio-campo dos catalães. Neste sábado, fez o dele de cabeça e saiu de campo muito aplaudido pela torcida. O Canal+, por exemplo, exaltou a ovação ao croata, que teve a companhia de Xavi na armação do Barcelona.