Topo

Espanhol - 2019

Neymar evolui no Barça e entra na lista de maiores artilheiros da Europa

Do UOL, em São Paulo

28/09/2014 06h00

Neymar voltou a ter faro de matador. Depois de um primeiro ano de aprendizado e adaptação, o brasileiro está mais à vontade no Barcelona e vem empilhando gols no começo da temporada europeia. Com os três marcados no último sábado, no 6 a 0 sobre o Granada, pelo Campeonato Espanhol, o camisa 10 da seleção chegou a seis e pode dizer que está entre os maiores artilheiros do Velho Continente.

A marca de Neymar é expressiva. Hoje, ele é o artilheiro do Barcelona na temporada, com um gol a mais do que Lionel Messi, todos marcados nas seis rodadas do Espanhol. O brasileiro só não lidera a artilharia do torneio porque no mesmo país joga ninguém menos que Cristiano Ronaldo, que fez oito só na última semana e tem dez ao todo - 13, se levarmos em conta aqueles que o português marcou em competições europeias.

Só que tirando o atual Bola de Ouro, que parece ter voltado a jogar seu melhor futebol, só três atacantes fizeram mais gols que Neymar. Diego Costa, do Chelsea, e Gignac, do Olympique, têm oito bolas nas redes cada um. Ibrahimovic, do PSG, por sua vez, tem sete.

A lista mostra que Neymar está com o faro apurado. Com seus seis gols, ele seria o artilheiro do Alemão (Okazaki, do Mainz, tem cinco), do Italiano (Tevez, da Juventus, tem quatro) e do Português (Talisca, do Benfica, tem cinco). É bem mais do que ele conseguiu fazer nas mesmas seis partidas do ano passado, quando começava sua jornada no Barcelona.

Neymar chegou pisando fininho no futebol europeu. Embora tenha estreado depois da consagração que foi a Copa das Confederações, o brasileiro teve de ganhar espaço no Barcelona aos poucos, alternando bons jogos como titular com alguns períodos na reserva de jogadores como Pedro. Cada assistência, cada bom jogo era uma conquista. Cada gol, então...

O ex-santista fez o primeiro em 22 de agosto, na Supercopa da Espanha, contra o Atlético de Madri. A estreia artilheira, então, deu lugar a um mês de espera. Neymar só voltaria a comemorar um gol em 24 de setembro, contra o Real Sociedad, quando o Espanhol já estava na sexta rodada. Foi o pior início de ano da carreira do atacante, a julgar pelo número de gols.

Desde 2010, primeiro ano em que começou como titular, Neymar marca pelo menos quatro gols nos seis jogos iniciais da temporada. Em geral, porém, ele faz mais. Em 2011, por exemplo, ele começou o ano a serviço da seleção brasileira, no Sul-Americano sub-20, que serviu de Pré-Olímpico, e foi às redes em sete oportunidades. Naquele ano, seria campeão da Libertadores pelo Santos, na primeira grande conquista da carreira.

Na atual temporada e em 2010, foram seis gols nos primeiros seis jogos. Em 2013, cinco, contra quatro de 2012. Os números mostram que, além de tudo, Neymar tem recuperado seu faro de artilheiro no futebol europeu, um ótimo sinal para o Barcelona.