Topo

Espanhol - 2019

Neymar e Messi marcam em volta de Xavi, e Barça mantém liderança

Do UOL, em São Paulo

18/10/2014 16h48

O Barcelona entrou em campo neste sábado, contra o Eibar, no Camp Nou, sabendo que o Real Madrid havia goleado o Levante por 5 a 0 horas antes, com uma atuação impressionante e mais um recorde batido por Cristiano Ronaldo. Entrou sabendo, então, que a pressão para o clássico entre os dois rivais, no próximo sábado, seria grande caso não fizesse um bom trabalho nesta rodada. Custou, mas fez. O Barcelona se recuperou após um primeiro tempo ruim e conseguiu vencer com gols de Xavi, Neymar e Messi na vitória por 3 a 0, que mantém o clube na liderança do Campeonato Espanhol.

Fases do jogo

O primeiro tempo não foi bom. Nem parecia o Barcelona. O meio de campo que costuma ter Sergio Busquets, Ivan Rakitic e Andrés Iniesta teve neste sábado Javier Mascherano, Xavi e Sergi Roberto. Muito diferente, que num primeiro momento pareceu não dar certo.

O argentino Lionel Messi foi quem mais se destacou na primeira etapa. Neymar fez uma boa jogada, mas Messi foi quem mais chegou perto do gol, em algumas vezes. Parou, no entanto, na falta da ligação habitual entre defesa, meio e ataque do Barcelona. No time em que todos os setores parecem se misturar, neste sábado foi a vez de ver um futebol estático na primeira etapa, sem tantas transições.

Mas tudo foi arrumado pelo técnico Luis Enrique durante o intervalo. Pelo menos pareceu. O Barcelona que voltou dos vestiários, mesmo sem alterações, produziu o futebol que o mundo acostumou a ver no Camp Nou. Passes curtos, mais rápidos, jogadores fazendo transições... Deu certo. Em uma dessas trocas de posições, Messi partiu pela direita para criar jogada e Xavi, ao ver a equipe sem ninguém na área, fez algo raro: entrou na área para finalizar. E no dia em que voltou ao time titular, marcou o primeiro gol do jogo após cruzamento do argentino.

O segundo gol foi de Neymar, e também nasceu pela direita. Daniel Alves avançou e, com calma, olhou para a área, enxergou o compatriota e cruzou na medida. Sem deixar a bola cair, Neymar finalizou e fez o segundo gol do time da casa. 

O terceiro foi de Lionel Messi, como não poderia ser diferente. O argentino dominou na entrada da área e partiu em velocidade em direção ao gol adversário. Fez rápida tabela com Neymar, recebeu o passe do brasileiro e finalizou e pé esquerdo.

O melhor: Lionel Messi

A atuação de Neymar foi muito boa. A atuação de Xavi foi simbólica e teve gol. Mas o que Lionel Messi fez em campo foi dominante. Ele jogou bem durante os 45 minutos em que a equipe jogou mal. Na segunda etapa, criou o primeiro gol do jogo e fez o terceiro. Está a dois gols de se tornar o maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol. Tem 250 gols feitos, e poderá atingir a marca no clássico contra o Real Madrid, no próximo sábado.

O pior: Pedro

Pedro teve no jogo contra o Eibar a oportunidade de mostrar que poderia oferecer alguma resistência ao uruguaio Luis Suárez para que não perdesse a vaga entre os titulares. Mas não ofereceu. Mais uma vez – e isso não é culpa dele – mostrou nível distante dos companheiros.

Para lembrar

Luis Suárez, suspenso pela Fifa pela mordida no italiano Giorgio Chielini durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, será liberado para jogar a partir da próxima partida pelo Campeonato Espanhol e vai estrear com a camisa do Barcelona contra o Real Madrid, e formando o tão esperado trio de atacante com Messi e Neymar.

Lionel Messi tem 250 gols marcados no Campeonato Espanhol, contando todas as versões em que participou, e está a dois de se isolar como o maior de todos. O recorde atual é de Telmo Zarra, com 251 gols. A Federação Espanhola de Futebol falou sobre a possibilidade de realizar uma homenagem ao argentino no Santiago Bernabéu, durante o clássico, caso a marca seja quebrada no próximo sábado.